Boy Erased, Garrard Conley

Em seu elogiado livro de estreia, Garrard Conley revisita as memórias do doloroso período em que participou de um programa de terapia baseado no estudo da Bíblia que prometia “curá-lo” de sua homossexualidade.
Filho de um pastor da Igreja Batista e criado em uma cidadezinha conservadora no sul dos Estados Unidos, aos 19 anos Garrard foi convencido pelos próprios pais a apagar uma parte de si. Em uma tentativa desesperada de agradá-los e de não ser expulso do convívio da família, ele quase se destruiu por completo, mas encontrou forças para buscar sua identidade e hoje é ativista contra as terapias de conversão.
Tocante e inspiradora, a história do autor é um acerto de contas com o passado, um panorama complexo das relações dele com a família, com a fé e com a comunidade. O livro é o testemunho dos traumas e consequências de se tentar aniquilar parte essencial de um ser humano.
Boy Erased
Uma Verdade Anulada
Ano: 2019 
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Intrínseca

Garrard Conley tem uma decisão muito difícil para fazer: abrir mão de quem você é para seguir os propósitos de Deus ou aceitar sua homossexualidade e perder seus amigos e sua família. Uma escolha muito difícil, e independente da resposta, os resultados são arrasadores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma história real que não dá para acreditar que realmente aconteceu. São situações absurdas e dolorosas, que somente durante a leitura conseguimos perceber.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os pais de Garrard, após descobrirem sobre o desejo sexual do seu único filho, resolvem colocá-lo numa clinica que tem o propósito de eliminar quaisquer chances de uma pessoa amar outra do mesmo sexo, provando que só o amor de Deus é capaz de iluminar suas almas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Garrard vem de uma família religiosa, onde seu pai é um pastor que leva as crenças religiosas muito a sério e sua mãe é a típica mulher perfeita, pronta a apoiar as decisões do seu marido. Por mais que eles amem seu filho, não conseguem perceber como isso acabará destruindo as chances dele ser feliz.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É uma história muito forte, e ter noção de que a terapia aplicada em Garrard aconteceu é algo absurdo. Eu fiquei muito abalado durante a leitura desse livro e, mesmo após finalizá-lo, ainda não consigo tirar essa sensação horrível de mim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como alguém tem coragem de julgar outra pessoa em nome de Deus? As pessoas são livres para serem quem quiserem, e entender que ser gay não é doença é o primeiro passo que pessoas religiosas devem tomar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A narrativa não tem um ritmo muito rápido, e mesmo tendo poucas páginas, é impossível terminar de ler esse livro em pouco tempo pois a carga emocional que o acompanha é bastante intensa. Ler esse livro foi algo muito necessário, e todas as pessoas deveriam ler, principalmente aquelas que ainda possuem preconceito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Boy erased não é apenas um livro, uma história, é uma experiência real de que nós devemos mudar. Nós precisamos aceitar as diferenças das pessoas e não julgar o que não nos cabe direito. Até quando as pessoas vão sofrer para serem quem são de verdade?


Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!