Boy Erased, Garrard Conley

Em seu elogiado livro de estreia, Garrard Conley revisita as memĂ³rias do doloroso perĂ­odo em que participou de um programa de terapia baseado no estudo da BĂ­blia que prometia “curĂ¡-lo” de sua homossexualidade.
Filho de um pastor da Igreja Batista e criado em uma cidadezinha conservadora no sul dos Estados Unidos, aos 19 anos Garrard foi convencido pelos prĂ³prios pais a apagar uma parte de si. Em uma tentativa desesperada de agradĂ¡-los e de nĂ£o ser expulso do convĂ­vio da famĂ­lia, ele quase se destruiu por completo, mas encontrou forças para buscar sua identidade e hoje Ă© ativista contra as terapias de conversĂ£o.
Tocante e inspiradora, a histĂ³ria do autor Ă© um acerto de contas com o passado, um panorama complexo das relações dele com a famĂ­lia, com a fĂ© e com a comunidade. O livro Ă© o testemunho dos traumas e consequĂªncias de se tentar aniquilar parte essencial de um ser humano.
Boy Erased
Uma Verdade Anulada
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 320
Idioma: portuguĂªs 
Editora: IntrĂ­nseca

Garrard Conley tem uma decisĂ£o muito difĂ­cil para fazer: abrir mĂ£o de quem vocĂª Ă© para seguir os propĂ³sitos de Deus ou aceitar sua homossexualidade e perder seus amigos e sua famĂ­lia. Uma escolha muito difĂ­cil, e independente da resposta, os resultados sĂ£o arrasadores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma histĂ³ria real que nĂ£o dĂ¡ para acreditar que realmente aconteceu. SĂ£o situações absurdas e dolorosas, que somente durante a leitura conseguimos perceber.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os pais de Garrard, apĂ³s descobrirem sobre o desejo sexual do seu Ăºnico filho, resolvem colocĂ¡-lo numa clinica que tem o propĂ³sito de eliminar quaisquer chances de uma pessoa amar outra do mesmo sexo, provando que sĂ³ o amor de Deus Ă© capaz de iluminar suas almas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Garrard vem de uma famĂ­lia religiosa, onde seu pai Ă© um pastor que leva as crenças religiosas muito a sĂ©rio e sua mĂ£e Ă© a tĂ­pica mulher perfeita, pronta a apoiar as decisões do seu marido. Por mais que eles amem seu filho, nĂ£o conseguem perceber como isso acabarĂ¡ destruindo as chances dele ser feliz.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É uma histĂ³ria muito forte, e ter noĂ§Ă£o de que a terapia aplicada em Garrard aconteceu Ă© algo absurdo. Eu fiquei muito abalado durante a leitura desse livro e, mesmo apĂ³s finalizĂ¡-lo, ainda nĂ£o consigo tirar essa sensaĂ§Ă£o horrĂ­vel de mim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como alguĂ©m tem coragem de julgar outra pessoa em nome de Deus? As pessoas sĂ£o livres para serem quem quiserem, e entender que ser gay nĂ£o Ă© doença Ă© o primeiro passo que pessoas religiosas devem tomar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A narrativa nĂ£o tem um ritmo muito rĂ¡pido, e mesmo tendo poucas pĂ¡ginas, Ă© impossĂ­vel terminar de ler esse livro em pouco tempo pois a carga emocional que o acompanha Ă© bastante intensa. Ler esse livro foi algo muito necessĂ¡rio, e todas as pessoas deveriam ler, principalmente aquelas que ainda possuem preconceito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Boy erased nĂ£o Ă© apenas um livro, uma histĂ³ria, Ă© uma experiĂªncia real de que nĂ³s devemos mudar. NĂ³s precisamos aceitar as diferenças das pessoas e nĂ£o julgar o que nĂ£o nos cabe direito. AtĂ© quando as pessoas vĂ£o sofrer para serem quem sĂ£o de verdade?


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!