Dança Sueca, Vera Saad

Filipa Maria é uma professora de piano. Angel é uma manauara recém-chegada a São Paulo. Na noite em que Filipa Maria e Angel se conhecem, um segredo é revelado e mudará não apenas o destino das duas, como também de muitos à sua volta. Cabe ao narrador da história, Birá, descobrir que segredo é esse.
A busca pela verdade o conduzirá a uma estranha ligação entre Angel e a obra mais famosa do compositor alemão Max Bruch, as Danças Suecas.
Dança Sueca
Vera Saad
Ano: 2019 
Páginas: 230
Idioma: português 
Editora: Patuá


A história nos apresenta Filipa Maria, uma professora de piano já aposentada que passa a “perseguir” Angel, uma recém-chegada a São Paulo. Angel é o crush de Birá, sobrinho de Filipa e o narrador da história.

Quando Filipa e Angel resolvem beber em um bar, a conversa vai se estendendo até a revelação de um segredo, e essa situação irá mudar o destino de todos ao redor. Uma estranha ligação entre a obra As Danças Suecas, do alemão Max Bruch surge, e podemos esperar várias surpresas.

A narrativa misteriosa alternando entre passado e presente vai nos revelando, aos poucos, as surpresas desse livro. Filipa é uma personagem cativante, e gostei bastante de sua personalidade, já Angel... pare de fumar esses cigarros!

Embora seja uma leitura rápida, a autora conseguiu costurar temas importantes e emocionais, como as descobertas sexuais, o aborto e outras situações que costumamos acompanhar dentro da nossa sociedade. Os personagens são bem reais e, provavelmente, exista alguém como eles, perdido nesse mundo.

A surpresa para mim foi descobrir quem estava narrando a história. Embora nós costumamos criar uma percepção para um personagem, é difícil isso acontecer quando é difícil distinguir se o narrador é masculino ou feminino.

Não se engane pelo tamanho do livro. Suas páginas são grossas e a fonte está num ótimo tamanho. O livro pode ser lido em até dois dias, devido aos acontecimentos que nos causam curiosidade! A única ressalva que tenho em relação a edição, foram as páginas que começaram a soltar, pensa no desespero!

Foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, e já quero conhecer outras de suas obras. Se Dança sueca já foi envolvente desse jeito, imagina as outras publicações?


Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!