Feitos de Sol, Vinícius Grossos


E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio?
Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar.
A Faro Editorial lança em julho “Feitos de Sol”, o novo romance de Vinicius Grossos, um dos mais amados autores nacionais de YA. Vinícius incluiu nesta obra cenas que ele próprio viveu: a luta por aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo.
Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo.
Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.
Feitos De Sol
Vinícius Grossos
Ano: 2019 
Páginas: 256
Idioma: português 
Editora: Faro Editorial

"Todos nós somos represas. A gente vai aguentando até onde pode, mas, em algum momento, a gente transborda, coloca tudo pra fora e deixa a destruição acontecer. "

Ler livro do autor que se tornou amigo é uma delícia, né? A gente tem a sensação de que ele escreveu pra gente (olha a pretensão!), principalmente quando começa a encontrar coisas em comum com os personagens, como a terapia do banho quente de Cícero que super funciona comigo também.

A história começa com Cícero retornando à cidade em que morava a 20 anos atrás e revivendo tudo o que aconteceu nos últimos meses de 1999, às portas do bug do milênio. 

Vicente cruza o caminho de Cícero quando os dois estão em busca da última edição de Under Hero e essa coincidência faz com que eles descubram muito mais em comum, como seus gostos por filmes, desenhos e músicas. Aqui quero ressaltar como foi fantástico reviver com os dois lembranças deliciosas daquela época (não façam as contas não, viu?!?!?!?).

"Não tive tempo para dizer nada; nem poderia, porque sentia o meu corpo se espalhar pelo céu como fogos de artifício. Sério. Era com se os meus membros fossem líquidos e eu estivesse derretendo por dentro."
Cícero mora com a mãe e Karol é sua melhor amiga e peguete também, mas é só um lance de corpo. Ele acredita que o fim do mundo será mais um lance tecnológico, com um surto coletivo de todas as máquinas do mundo. Ainda está tentando entender o que sente e de quem ele realmente gosta, está numa fase de descobertas mas sem culpa.

Vicente é filho de pastor e tem uma família extremamente conservadora. Já se apaixonou por um menino, mas a experiência foi terrível, principalmente por causa da relação dos seus pais com a religião. Sua válvula de escape é sua avó, que o entende e o aceita como ele é. 


Aos poucos, como acontece na maioria das histórias de amor, Cícero e Vicente vão se conhecendo, descobrindo coisas em comum e se apaixonando um pelo outro. Mas nem tudo é tão simples. Afinal, ainda hoje, assumir um relacionamento gay não é tarefa fácil. O preconceito e as críticas vêm de todos os lados e, nem sempre, viver esse amor se torna uma realidade. Principalmente quando o preconceito vem camuflado pela máscara da religiosidade e está dentro da família. 
O frio na barriga.
o sorriso que insistia em não sair do meu rosto.
O tesão.
O carinho.
Era isso...
Eu sabia.
Não tinha mais medo.
Havia apenas amor.
A escrita do Vini faz com que você se sinta aquele amigo para quem o Cícero está contando a sua história e que torce o tempo todo para que o amor dos dois dê certo. Mas não se engane, viu? Prepare a caixinha de lenço porque a carga emocional colocada nesse livro é de alta voltagem. Impossível fazer essa leitura sem colocar o seu coração nela, sem revisitar algumas atitudes que você já teve ao longo de sua vida, sem fazer uma auto análise de seu comportamento e sem tomar partido. Zona de conforto??? O que é isso??? 


Quero ressaltar aqui a minha personagem preferida desse livro: Dona Emir, a avó do Vicente. A criatura mais descolada, mais de bem com a vida, mais alto astral e de extremo bom gosto. Afinal, ela ama o Queen e o Freddy Mercury. Ela é o porto seguro de Vicente e será o de Cícero também. 
"Procure sempre uma coisa que te faça se sentir invencível, poderoso, e a proteja a todo custo. Aí, quando você ficar triste ou achar que o mundo te derrotou, faça como eu. Coloque o seu Queen pra tocar e saia pra dominar o mundo. Nunca se esqueça disso."
Nunca foi tão difícil escrever uma resenha como essa... Na verdade, a única coisa que eu queria dizer a todo mundo, principalmente aos meus amigos e alunos que estão descobrindo sua sexualidade e aos pais, parentes e amigos dessas pessoas é: leiam Feitos de Sol e aprendam com o amor de Cícero e Vicente, aprendam também com o amor da Karol, e aprendam a ser pessoas melhores com a avó do Vicente. 


Um comentário

  1. Mesmo só tendo lido uma obra do autor,foi maravilhoso conhecer suas letras.
    Por isso, este super lançamento está entre os meus mais desejados e não vejo a hora de poder conhecer e sentir esta história de amor entre estes dois jovens.
    E numa das melhores décadas da música!!!!
    Lerei com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!