Um banquete para Hitler, V.S. Alexander

"Eu, Magda Ritter, conheci Hitler.
Eu era uma das quinze mulheres que provavam sua comida, pois o FĂ¼rher era obcecado com a possibilidade de ser envenenado pelos Aliados ou por traidores dentro de seu cĂ­rculo pessoal.
Ninguém, exceto meu marido, sabe o que eu fiz.
Nunca falei sobre isso. Eu nĂ£o podia falar… Mas os segredos que guardei por tantos anos precisam ser revelados.
Ă€s vezes, a verdade me oprime e me apavora. É como uma queda sem fim em um poço fundo e escuro. Mas, ao escrever minha histĂ³ria, descobri muito sobre mim mesma e sobre a humanidade. E tambĂ©m sobre a crueldade dos homens que fazem leis para se adequarem aos seus prĂ³prios interesses.
Eu conheci Hitler… E minha histĂ³ria precisa ser contada.”
Unindo a histĂ³ria e a ficĂ§Ă£o, Um Banquete Para Hitler mostra os extremos de privilĂ©gio e opressĂ£o sob a ditadura do FĂ¼rher, expondo os dilemas morais da guerra em uma histĂ³ria emocionante, cheia de atos de extraordinĂ¡ria coragem em busca de segurança, liberdade e, finalmente, vingança.
Um Banquete Para Hitler
A morte estĂ¡ servida
Ano: 2018
PĂ¡ginas: 304
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Gutenberg

Nossa protagonista Ă© Magda Ritter, uma jovem alemĂ£ que tinha uma vida tranquila e distante de tudo o que acontecia na guerra. Para fugir dos ataques dos Aliados, sai da casa dos pais e vai morar com um tio e sua esposa, que a obriga a trabalhar. ApĂ³s muitas dĂ©cadas de tudo o que viveu, ela decide nos contar a sua histĂ³ria.

Magda se associa ao Partido e Ă© convocada para assumir um cargo altamente perigoso e secreto: ela serĂ¡ uma das provadoras de todo o alimento de Hitler. Que irĂ´nico, nĂ£o? Tentando se proteger do perigo, Magda Ă© colocada de frente para ele... Como encarar essa situaĂ§Ă£o?

"VocĂª e outras experimentam a comida do FĂ¼hrer. Seu corpo Ă© oferecido em sacrifĂ­cio ao Reich no caso de a comida estar envenenada."

ApĂ³s um intenso treinamento para aprender a identificar qualquer tipo de veneno antes mesmo de ingeri-lo, Magda estĂ¡ apta a exercer sua funĂ§Ă£o considerada de grande honra para a maioria dos aliados de Hitler, mas nĂ£o para ela que tem que conviver diariamente com a possibilidade de morrer por alguĂ©m que nem conhece.


"Estremeci. Minha vida pode acabar aqui. Nem mesmo os bombardeios em Berlim tinham me obrigado a enfrentar minha mortalidade de maneira tĂ£o brutal. A ideia de que eu poderia morrer por Hitler me atordoou."

Extremamente carismĂ¡tica e eficiente, Magda conquista a confiança e admiraĂ§Ă£o de pessoas importantes, inclusive do prĂ³prio Hitler. Mesmo nĂ£o nutrindo nenhuma simpatia por ele. Na verdade, o desejo de mata-lo Ă© bem grande.

Amante das artes e da boa mĂºsica, Ă© incrĂ­vel observar como Hitler consegue ser tĂ£o carismĂ¡tico, culto, educado e atĂ© generoso com as pessoas prĂ³ximas, inclusive os seus empregados.  

A histĂ³ria nos mostra os horrores da guerra, fala do holocausto dos judeus, dos campos de concentraĂ§Ă£o, das ordens loucas e arbitrĂ¡rias de Hitler e das vĂ¡rias tentativas de assassinato que ele sofreu. Mas tudo isso narrado pelos olhos de uma jovem alemĂ£, e foi o que mais me surpreendeu.

Num primeiro momento, Ă© fĂ¡cil acreditar que a Alemanha e os alemĂ£es estavam em uma situaĂ§Ă£o confortĂ¡vel durante a guerra e a apoiavam. O mais interessante desse livro, na minha opiniĂ£o, Ă© mostrar que nem todos os cidadĂ£os alemĂ£es amavam o Fuhrer, apoiavam a guerra ou viviam bem. Na verdade, muitas das tentativas de assassinato que ele sofreu vieram de oficiais alemĂ£es que o conheciam de perto e sabiam do que ele era capaz em nome do poder e de suas crenças.

Magda passa de uma jovem alheia ao que estĂ¡ acontecendo no mundo para uma mulher forte que vive as atrocidades da Ă©poca, indo atĂ© parar em um campo de concentraĂ§Ă£o por algum tempo. O amadurecimento de Magda em relaĂ§Ă£o a vida a torna um personagem heroico e carismĂ¡tico, uma sobrevivente que assume a responsabilidade de mudar o curso da histĂ³ria.

Baseado na vida de vida de Margot Woelk, uma das provadoras de Hitler, o livro nĂ£o Ă© uma biografia, mas a autora consegue unir magistralmente vida real e ficĂ§Ă£o.

Um banquete para Hitler Ă© um livro forte, denso, necessĂ¡rio, um livro para vocĂª acreditar que o mal existe, mas que o ser humano Ă© capaz de superar todo o seu poder. 


Um comentĂ¡rio

  1. Tudo que envolve a Segunda Guerra me anima a querer ler e este livro estĂ¡ na minha lista de desejados hĂ¡ um bom tempo. NĂ£o apenas pelo enredo que acredito que dĂª uma agonia quase o tempo todo (fiquei aqui tentando me colocar no papel de Magda por muitas vezes)imagina o pavor??
    Quero muito poder conferir!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!