Sobre a Escrita, Stephen King

Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada. Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor não ficção, "Sobre a Escrita" é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.
Sobre a Escrita
A Arte em Memórias
Ano: 2015 
Páginas: 256
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras

“A escrita não é para fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também para enriquecer sua vida. A escrita serve para despertar, melhorar e superar. Para ficar feliz, ok? Ficar feliz. “

Narrado pelo próprio King, Sobre a escrita tem um tom de bate-papo. É como se você tivesse se encontrado aleatoriamente com o mestre e fosse convidado para um café.

Com uma linguagem simples, clara e sem mistérios, King vai embalando a leitura de maneira que você devora o livro sem perceber. Mas garanto que vai querer parar em vários trechos para anotar as dicas do mestre.

O livro é dividido em quatro partes de maneira bem didática nas quais ele fala sobre a sua vida antes e depois de começar a escrever (Currículo), dá dicas sobre escrita e construção de um bom texto (Ferramentas da Escrita), responde algumas perguntas que ele acredita que seriam feitas a qualquer escritor a respeito de seu processo produtivo (Sobre a escrita) e fala sobre o acidente de carro que sofreu e de com a escrita foi crucial para a sua recuperação.

Apesar da linguagem divertida e despojada, King é capaz de nos comover em algumas partes bem difíceis da sua trajetória. O livro mostra o quanto a carreira de um escritor pode ser conturbada, tanto quanto qualquer outra, e oferece um certo conforto para os que planejam seguir seus passos.


Mas o que é notório ao longo de todo o livro é a paixão de King pela escrita. Difícil não se emocionar quando você percebe o peso que a escrita teve em sua vida. E agradecer por ele não ter desistido de escrever!!!

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!