Sobre a Escrita, Stephen King

Com uma visĂ£o prĂ¡tica e interessante da profissĂ£o de escritor, incluindo as ferramentas bĂ¡sicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memĂ³rias vĂ­vidas da infĂ¢ncia e nas experiĂªncias do inĂ­cio da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia Ă­ntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrĂ­vel sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas prĂ³prias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vĂ£o de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. O livro tambĂ©m nĂ£o deixa de lado as memĂ³rias e experiĂªncias do mestre do terror: desde a infĂ¢ncia atĂ© o batalhado inĂ­cio da carreira literĂ¡ria, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperaĂ§Ă£o. Ao mesmo tempo um Ă¡lbum de memĂ³rias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoĂ§Ă£o no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fĂ£s, escritores e qualquer um que goste de uma histĂ³ria bem-contada. Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de nĂ£o ficĂ§Ă£o de todos os tempos e vencedor dos prĂªmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor nĂ£o ficĂ§Ă£o, "Sobre a Escrita" Ă© uma obra extraordinĂ¡ria de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.
Sobre a Escrita
A Arte em MemĂ³rias
Ano: 2015 
PĂ¡ginas: 256
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Suma de Letras

“A escrita nĂ£o Ă© para fazer dinheiro, ficar famoso, transar ou fazer amigos. No fim das contas, a escrita Ă© para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e tambĂ©m para enriquecer sua vida. A escrita serve para despertar, melhorar e superar. Para ficar feliz, ok? Ficar feliz. “

Narrado pelo prĂ³prio King, Sobre a escrita tem um tom de bate-papo. É como se vocĂª tivesse se encontrado aleatoriamente com o mestre e fosse convidado para um cafĂ©.

Com uma linguagem simples, clara e sem mistĂ©rios, King vai embalando a leitura de maneira que vocĂª devora o livro sem perceber. Mas garanto que vai querer parar em vĂ¡rios trechos para anotar as dicas do mestre.

O livro Ă© dividido em quatro partes de maneira bem didĂ¡tica nas quais ele fala sobre a sua vida antes e depois de começar a escrever (CurrĂ­culo), dĂ¡ dicas sobre escrita e construĂ§Ă£o de um bom texto (Ferramentas da Escrita), responde algumas perguntas que ele acredita que seriam feitas a qualquer escritor a respeito de seu processo produtivo (Sobre a escrita) e fala sobre o acidente de carro que sofreu e de com a escrita foi crucial para a sua recuperaĂ§Ă£o.

Apesar da linguagem divertida e despojada, King Ă© capaz de nos comover em algumas partes bem difĂ­ceis da sua trajetĂ³ria. O livro mostra o quanto a carreira de um escritor pode ser conturbada, tanto quanto qualquer outra, e oferece um certo conforto para os que planejam seguir seus passos.


Mas o que Ă© notĂ³rio ao longo de todo o livro Ă© a paixĂ£o de King pela escrita. DifĂ­cil nĂ£o se emocionar quando vocĂª percebe o peso que a escrita teve em sua vida. E agradecer por ele nĂ£o ter desistido de escrever!!!

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!