Coração Granada, @akapoeta

Combinando novos ressignificados e poemas, @akapoeta apresenta textos de sensibilidade e poesia. Segundo o autor, o amor (correspondido ou não) mexe com nossa alma e nosso corpo. A ansiedade, quando nos toma de assalto, também. Outro ponto em comum: os dois fizeram e continuam fazendo artistas de todos os tipos produzirem criações capazes de gerar reflexão e também de dar sentido ao que, muitas vezes, parecia já não ter.
É o caso de @akapoeta, pseudônimo de João Doederlein, neste seu segundo livro. Nele, o escritor fala de paixões e crises de ansiedade e da relação entre ambas, com a mesma delicadeza que transformou a sua obra de estreia, 'O livro dos ressignificados'.
CORAÇÃO-GRANADA
AKAPOETA (João Doederlein)
Ano: 2018 
Páginas: 192
Idioma: português
Editora: Paralela

Não costumo ler poesias, mas Coração-Granada chamou minha atenção por causa das descrições inovadoras e absolutamente sinceras e reais de @akapoeta no Instagram.

Dividido em três partes, mas mesmo que não fosse dividido o leitor ainda perceberia a diferença entre os capítulos e suas poesias, João, escritor do livro, literalmente rasga o coração para o leitor e permite que ele mergulhe em todo tipo de sentimento.
Na primeira parte, as poesias e ressignificados giram em torno do amor não correspondido, e vai ser difícil não se identificar, mesmo que você precise recordar aquele amor de infância na escola que mal sabia da sua existência.


Na segunda parte, o autor mostra não só o seu coração, mas também o que se passa em sua cabeça ao ter como tema a ansiedade. Apesar da dor e da intensidade da sua escrita, confesso que essa foi a parte que mais gostei. Akapoeta consegue explicar o sentimento da ansiedade com muita propriedade e acho isso de extrema utilidade para que os que tem esse problema não se sintam únicos e para os que não tem poderem entender o pensamento e o coração do ansioso. Quero ressaltar aqui e parabenizar a coragem do autor em se desnudar sem pudores para o seu leitor.


Na terceira parte temos uma mistura dos dois numa espécie de ‘levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima’, reconhecendo que a dor existe, faz parte da vida, mas não podemos viver mergulhados nela o tempo inteiro e que somos fantásticos, mesmo sozinhos.

Foi delicioso retornar ao mundo da poesia através da escrita do Akapoeta, me senti compreendida e representada em seus textos.

Recomendo para os dias difíceis, para os nem tão difíceis assim e para aqueles em que você está se sentido o máximo!


Um comentário

  1. Eu amo poesia, poemas, afins..Aliás, todo texto que traga um pouquinho de sentimento, me anima a ler e a sentir!
    Por isso, namoro este livro já tem um tempinho e não vejo a hora de poder conferir!
    O autor representou a alma humana majestosamente!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!