Orgulho, Ibi Zoboi

Zuri Benitez tem orgulho. Orgulho do Brooklyn, de sua famĂ­lia e de suas raĂ­zes afro-latinas. Mas orgulho nĂ£o Ă© o suficiente para salvar seu bairro da gentrificaĂ§Ă£o e de se tornar irreconhecĂ­vel.
Quando a rica famĂ­lia Darcy se muda para o outro lado da rua, Zuri nĂ£o quer contato com seus dois filhos adolescentes, mesmo quando sua irmĂ£ Janae começa a se apaixonar pelo encantador Ainsley. Acima de tudo, ela nĂ£o suporta o crĂ­tico e arrogante Darius, mas eles sĂ£o forçados a se entender, e o que antes era um confronto se torna uma inesperada amizade.
Agora, com quatro irmĂ£s a empurrando em direções diferentes, com o adorĂ¡vel Warren em busca de sua atenĂ§Ă£o e com as candidaturas para a faculdade chegando, Zuri luta entre encontrar seu lugar na paisagem em transiĂ§Ă£o de Bushwick ou perder tudo.
Nesta adaptaĂ§Ă£o contemporĂ¢nea do clĂ¡ssico Orgulho e Preconceito, a autora aclamada pela crĂ­tica, Ibi Zoboi, habilidosamente equilibra identidade cultural, classe e gentrificaĂ§Ă£o com a mĂ¡gica do primeiro amor em sua vibrante versĂ£o do amado romance.
Orgulho
Ano: 2019 
PĂ¡ginas: 272
Idioma: portuguĂªs
Editora: HarperCollins Brasil

"(...) lar Ă© onde as pessoas que amo estĂ£o, nĂ£o importa o lugar."

Orgulho conta a histĂ³ria de Zuri Benitez, sua famĂ­lia e sua comunidade. Ela tem origem domĂ­nico-haitiana (imagine a mistura!) e mora no Brooklyn com seus pais e suas cinco irmĂ£s. Sua vizinhança Ă© barulhenta, acolhedora, multicultural e predominantemente negra, e ela nĂ£o quer que nada mude. Inclusive o seu sonho Ă© sair para estudar e voltar para o Brooklyn trazendo melhorias para os seus moradores e uma vida melhor para a sua famĂ­lia.

Mas sua paz acaba quando a rica famĂ­lia Darcy se muda para o casarĂ£o abandonado. Os irmĂ£os Ansley e Darius conquistam principalmente os corações de suas irmĂ£s.

Sua irmĂ£ mais velha se encanta com Ansley, muito contra a vontade de Zuri, que farĂ¡ de tudo para separĂ¡-los, mas nĂ£o por maldade, somente por acreditar que suas famĂ­lias pertencem a mundos diferentes, que as manias de rico de Ansley vĂ£o transformar a sua irmĂ£ e por querer que a irmĂ£ passe as fĂ©rias da universidade ao lado dela.

Mas nem tudo sĂ£o flores, e quando se vive numa comunidade tĂ£o diversa os problemas sĂ£o infinitos. E Zuri vai encontrar amor e apoio onde menos se espera.

Uma histĂ³ria bem atual que traz discussões relacionadas a diversidade cultural e o preconceito em torno dessas questões, usando como pano de fundo a histĂ³ria de uma protagonista forte e corajosa, cheia de sonhos e medos, mas com muita vontade de acertar. Mas que tambĂ©m Ă© uma leitura bem divertida, principalmente por causa da inusitada famĂ­lia Benitez e seus costumes.


Merece destaque aqui como as religiões sĂ£o tratadas com respeito e de como os seus rituais sĂ£o apresentados com riqueza de detalhes. 


Um comentĂ¡rio

  1. Triste que isso da diferença cultural ou a simples diferença no tom de pele nĂ£o seja somente na ficĂ§Ă£o nĂ©?
    Triste é saber que isso acontece a todo momento, muitas vezes sem nos darmos conta disso ou até ouvirmos algo e nos calarmos.
    NĂ£o conhecia o livro,mas jĂ¡ gostei, Ă© Ă³bvio!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!