O Urso e o Rouxinol, Katherine Arden


Guerra dos tronos encontra Mitologia nĂ³rdica, bestseller de Neil Gaiman, neste conto de fadas ambientado na RĂºssia medieval. Romance de estreia da norte-americana Katherine Arden, que morou dois anos em Moscou.
O urso e o rouxinol mistura aventura, fantasia e mitologia ao acompanhar a jornada da jovem Vasya, criada, junto aos irmĂ£os, num vilarejo prĂ³ximo de uma floresta, e que cresceu ouvindo de sua ama contos e lendas sobre criaturas que vivem nas matas e que precisam receber oferendas para manter o mal adormecido em seu interior. Mas a chegada de Anna, madrasta de Vasya vinda da capital, de hĂ¡bitos catĂ³licos, e de um padre ortodoxo que resolve instituir as prĂ¡ticas cristĂ£s no vilarejo, provoca uma mudança na rotina da menina e abre as portas para uma terrĂ­vel catĂ¡strofe. SensĂ­vel e determinada, Vasya Ă© a Ăºnica que consegue enxergar e conversar com esses seres fantĂ¡sticos e torna-se a Ăºltima esperança para salvar o povoado onde nasceu da destruiĂ§Ă£o.
O Urso e o Rouxinol
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 320
Idioma: portuguĂªs
Editora: FĂ¡brica 231

A minha principal curiosidade em relaĂ§Ă£o a esse livro era conhecer um pouco da mitologia da RĂºssia. Acho incrĂ­vel como a mitologia de um povo conta tanto sobre a sua histĂ³ria e formaĂ§Ă£o. Em O urso e o rouxinol encontramos essa riqueza histĂ³rica.

Estamos em um pequeno povoado afastado de tudo, com sua economia baseada na agricultura e na criaĂ§Ă£o de animais, principalmente cavalos. LĂ¡ as pessoas creem nos seres que habitam e protegem suas casas e florestas, e deixam pequenas oferendas como um pedaço de pĂ£o para o domovoi que mora no forno e protege a casa contra espĂ­ritos ruins.

Vasilisa, irmĂ£ mais nova de quatro filhos homens, uma garota que nĂ£o conhece limites e Ă© criada fazendo tudo o que os meninos fazem tambĂ©m tem a habilidade de ver e conversar com todos esses espĂ­ritos e de entender os animais, dom que herdou de sua mĂ£e quando ela morreu no parto.

“Me dizem como vou viver e como devo morrer. Tenho que ser a criada de um homem e uma Ă©gua para seu prazer, ou tenho que me esconder entre muros e render minha carne para um deus silencioso e frio. Eu entraria nas malhas do prĂ³prio inferno, se fosse um caminho da minha prĂ³pria escolha. Prefiro morrer amanhĂ£ na floresta a viver cem anos a vida que me Ă© indicada.”
Esses dons de Vasya fazem com que o povo, que tem se afastado cada vez mais das crenças antigas, principalmente graças Ă  chegada do novo padre que impõe a crença cristĂ£ atravĂ©s do medo, a chamem de bruxa, a rejeitem e façam de tudo para expulsĂ¡-la do povoado. Levado ao povoado pela madrasta de Vasya, o padre tambĂ©m trava a sua prĂ³pria luta interna entre virtude e pecado quando se encanta por ela.

Com a descrença do povo, os espíritos protetores começam a perder força e o mal invade o povoado deixando um rastro de maldade e de mortes.

Vasyya Ă© uma personagem apaixonante, ao mesmo tempo inocente, mas sem aceitar a submissĂ£o esperada de uma mulher, ela vai lutar para ser quem ela Ă© mesmo consciente de todas as dificuldades e tabus que ela terĂ¡ que enfrentar. É adorĂ¡vel perceber o amadurecimento dela ao longo da narrativa e como essa força e determinaĂ§Ă£o Ă© toda fundamentada em suas crenças.

Extremamente original e inusitada, O urso e o rouxinol Ă© fundamentado em um belĂ­ssimo trabalho de pesquisa que traz personagens como o domovoi, o Rei do Gelo, Morozko, o bannik, o vodianoy ou a rusalka, e ainda fala sobre preconceito religioso, a tentativa de emancipaĂ§Ă£o da mulher em tempos remotos mas tambĂ©m mostra a importĂ¢ncia da mitologia para a construĂ§Ă£o da identidade de um povo.


Somos presenteados com um livro encantador, rico em fantasia que nos faz acreditar que, apesar da descrença de muitos, o bem ainda existe, basta vocĂª acreditar nele e alimentĂ¡-lo.


Um comentĂ¡rio

  1. Mitologia Russa! Puxa, difícil encontrar um livro assim, que nos transporte a esse lugar que deve ser recheado de lendas, mitologia e crenças diferentes.
    E com essa dose generosa de magia!
    Ainda nĂ£o conhecia o livro, sĂ³ de capa, por isso jĂ¡ fiquei fascinada com o enredo e sim, vai para a lista dos desejados!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!