O Segredo da Livraria de Paris, Lily Graham

Valerie tinha trĂªs anos de idade quando foi levada de Paris para Londres, durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, aos vinte anos e sozinha no mundo, ela se candidata, com nome falso, a uma vaga de emprego na livraria do avĂ´, Vincent Dupont. Ele Ă© seu Ăºnico parente vivo e a Ăºnica pessoa que sabe o que realmente aconteceu com seus pais biolĂ³gicos. Ă€ medida que passa a conhecer melhor o ranzinza e reservado Dupont, Valerie vai puxando o fio da prĂ³pria histĂ³ria.
Mas essa histĂ³ria nĂ£o se completa: qual seria o segredo devastador que Vincent estava disposto a tudo para esconder?
Esta Ă© uma comovente histĂ³ria de amor, medo e coragem em tempos de guerra. O Segredo da Livraria de Paris vai levar vocĂª para essa icĂ´nica cidade dos anos 1940 e 1960. VocĂª vai chorar de emoĂ§Ă£o, vai rir, se admirar e perder o fĂ´lego em diversos momentos dessa leitura impossĂ­vel de ser interrompida.
O Segredo da Livraria de Paris
Ano: 2020 
PĂ¡ginas: 208
Idioma: portuguĂªs
Editora: Gutenberg

Se vocĂª acha que um livro que tem a Segunda Guerra como contexto histĂ³rico nĂ£o pode aquecer o seu coraĂ§Ă£o, O segredo da Livraria de Paris estĂ¡ aĂ­ para provar o contrĂ¡rio.

Valerie tem origem francesa, mas foi criada na Inglaterra pela tia que ela acreditava ser sua Ăºnica parente viva. AtĂ© ela descobrir que o seu avĂ´ ainda estĂ¡ vivo e, por um acaso do destino, estĂ¡ procurando uma ajudante para a sua livraria em Paris.

Decidida a desvendar os mistĂ©rios que envolvem a sua origem, Valerie deixa para trĂ¡s a Inglaterra e um amor nĂ£o correspondido pelo seu melhor amigo e jornalista Freddy. Utilizando nome falso e se fazendo passar por uma pesquisadora, em meio a muitas discussões hilĂ¡rias sobre literatura, relatos da melhor amiga de sua mĂ£e e um antigo diĂ¡rio, ela vai conhecendo o seu avĂ´ enquanto faz incrĂ­veis descobertas sobre a Paris de 1940, momento da ocupaĂ§Ă£o nazista e as dificuldades em manter uma livraria aberta nesse perĂ­odo tĂ£o conturbado, e o porquĂª de ela ter sido criada na Inglaterra acreditando nĂ£o existir mais ninguĂ©m da sua famĂ­lia.


“Os jovens nĂ£o pensam nos velhos desse jeito. NĂ£o veem as cicatrizes deixadas pelo tempo, os sofrimentos, as alegrias. Veem apenas o rosto inexpressivo da velhice.” 
Valerie vai entender o amor que a trouxe ao mundo e, praticamente, viver um amor bem parecido.

A escrita Ă© fluida e direta ao ponto, com descrições e diĂ¡logos curtos, mas reais, que nos fazem viajar no tempo e no espaço e entender mais esse perĂ­odo sombrio da histĂ³ria mundial. AlĂ©m de alternar entre dois momentos marcantes para a humanidade.

Mas o melhor da escrita da Lily Graham Ă© a forma como ela fala desse perĂ­odo ressaltando o que poderia existir de bom, como a sororidade, a empatia, o amor que nascia entre as pessoas, a lealdade das amizades.


Se prepare para experimentar diversos sentimentos, eu oscilei entre o horror e a repulsa para, logo em seguida, morrer de amores e encher o coraĂ§Ă£o de esperança, falando da força do amor, da amizade e da resistĂªncia em funĂ§Ă£o do que se acredita. 

Um comentĂ¡rio

  1. Ah que coisa mais linda poder conferir minha primeira resenha desse livro tĂ£o desejado.
    Gostoso saber que mesmo em meio a dor da Segunda Guerra,é possível sim, sentir e viver a vida com a luta ali, dando mais força ainda a personagem!
    Espero muito conferir esse livro o quanto antes!!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!