Espiral - Contos e Vertigens, Luciana Chardelli



A escrita vem em tom confessional, na forma de diĂ¡rios ou cartas, e cada conto parece formar um mosaico de uma narrativa maior, que Ă© a vertigem da prĂ³pria vida, com seus laços, seus nĂ³s e seus desencontros. É assim que alguns elementos-chaves vĂ£o se fechando, em espiral, ao longo dessas histĂ³rias que se desvelam da forma mais intimista – como se fossem narradas para alguĂ©m muito prĂ³ximo, que Ă© como nos sentimos ao entrar num universo de ficĂ§Ă£o que quase parece real.

Espiral: Contos e Vertigens
Luciana Chardelli
128 pĂ¡ginas
Editora 7 Letras 
(12 agosto 2020) 
Idioma: PortuguĂªs


Em formato de contos, o livro Espiral Ă© um compilado de confissões que transmite mensagens inteiras de formas indiretas, mas que apresenta a capacidade de pensar, de enxergar em meio a momentos em que autor e leitor se encontram em uma “espiral de emoções” que pode afetar qualquer individuo de qualquer forma ou idade. Um confessionĂ¡rio de situações cotidianas em forma de pequenos dizeres ou grandes cartas, mas que guardam em si a confissĂ£o de um rumo maior, de uma histĂ³ria grande que pode ser contada em partes, a vida de alguĂ©m que se perdeu na tentativa de se encontrar. 

“Peço ao Padre Eterno que olhando o meu inferno venha me abençoar.”

O livro possui oito contos, alguns maiores que outros, mas ao decorrer da leitura percebemos que se trata de um mesmo narrador, contando sua histĂ³ria atravĂ©s de enlaces com outros indivĂ­duos que passaram por sua vida, sĂ£o momentos sobre passado e presente que nos faz refletir, desperta o interesse e abre o questionamento sobre a vivĂªncia daquele personagem. Tudo se traduz de forma escura, mas carregando um entendimento que pode marcar o leitor de diversas formas, seja positiva ou negativa. 

“Perdoo todos os seus silĂªncios, embora nĂ£o possa perdoar teus segredos.”

Confesso que enquanto lia no começo de cada conto me sentia confusa, atĂ© que o entendimento começava a surgir e acabei entendendo momentos depressivos de personagens, bem como momentos de puro terror, momentos esses que ao ler me causaram uma profunda reflexĂ£o, pois sempre penso em quantas pessoas passam pela situaĂ§Ă£o da solidĂ£o e do medo de falar sobre determinados assuntos. 

O livro em si abre portas para que possamos entender como funciona a mente de alguĂ©m que viveu momentos de abandono, momentos solitĂ¡rios em que precisou lidar sozinho com situações como o fim de um relacionamento ou o abuso sofrido em meio ao ambiente familiar. De todos os contos lidos, o que mais me tocou foi “O menino onda” que em meu entendimento retrata um abuso sofrido pelo garoto, Ă© uma histĂ³ria que nĂ£o deixa nada explicito, mas que em meio a leitura o entendimento bate Ă  porta, pode nĂ£o ser o que a autora quis retratar, porĂ©m enquanto lia sĂ³ consegui sentir a angĂºstia desse menino e com isso preciso deixar aqui registrado o aviso de gatilho. 

“Lembrar Ă© parir vazios.”

É um livro impactante conforme o entendimento chega Ă  mente de quem lĂª, mas tambĂ©m Ă© um livro para refletir os seus vazios e buscar melhoras para as suas sanidades. Recomendo a leitura, mas peço que esteja preparado para entrar nesse Espiral. 

Se vocĂª jĂ¡ conhece o livro vem cĂ¡ conversar comigo e se nĂ£o conhece, mas curte contos, vai lĂ¡ conhecer e depois vem contar o que achou. Um super beijo, fiquem com Deus e atĂ© mais.



Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!