Minha avó pede desculpas, Fredrik Backman


Uma história emocionante sobre vida e morte, família e amizade, realidade e fantasia, e sobre o direito de ser diferente, narrado sob o ponto de vista de uma precoce menininha de 7 anos. No livro, o segundo do autor do best-seller internacional Um homem chamado Ove, adaptado para o cinema com Tom Hanks no papel principal, a protagonista é Elsa: dona de uma maturidade e inteligência acima da média, a pequena fã de Harry Potter adora corrigir a gramática de todos a sua volta. A única amiga de Elsa é a sua excêntrica avó de 77 anos, capaz de assaltar um jardim zoológico porque a neta está triste, fumar em lugares proibidos, andar nua na varanda e pregar valentes sustos nos seus vizinhos. Quando a avó morre e deixa uma série de cartas pedindo desculpas a todas as pessoas com quem já errou, tem início a maior aventura da vida de Elsa.

Elsa não é uma criança como qualquer outra. Dona de uma maturidade e inteligência acima da média (graças as suas constantes pesquisas na Wikipedia), ela só lê o que chama de literatura de qualidade: quadrinhos, Harry Potter e os clássicos infantis. Todas as noites, Elsa se refugia nas histórias que sua avó lhe conta, cujo cenário é o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Despertos, um lugar mágico onde o normal é ser diferente. Quando a avó morre de repente, Elsa perde o chão e também a capacidade de habitar locais imaginários.

De tão desolada, Elsa inicialmente não se entusiasma com a missão que a avó lhe deixou: distribuir cartas que funcionam como um caça ao tesouro. As missivas devem ser entregues às pessoas do prédio onde a menina mora. É assim que começa a aventura de Elsa e também a aventura do leitor. Vamos aos poucos desvendando as cartas juntamente com ela para descobrir a fascinante vida que sua avó viveu e o que se esconde por trás das vidas de cada um dos estranhíssimos moradores de uma comunidade muito especial.

À medida que Elsa avança nesta incrível caçada, ela percebe que o reino de Miamas — onde acontecem os contos de fadas espantosos, monstruosos e mágicos da avozinha — se cruza com a vida real. Aos poucos, ela desvenda os segredos que se escondem no prédio onde mora e de que forma a trajetória da avó se cruzou com a daqueles moradores.

Minha avó pede desculpas é uma história emocionante, uma ode à imaginação, à inteligência, à aventura e à amizade. Um verdadeiro conto de fadas contemporâneo, um livro que trata com sensibilidade e humor peculiares de temas difíceis como a perda e o luto, sem perder a esperança.

Minha avó pede desculpas
Ano: 2018 
Páginas: 384
Idioma: português
Editora: Fábrica231

Elsa, garotinha de apenas 7 anos, sofre bullying por parte dos pequenos e não é vista com bons olhos por parte dos adultos por causa da sua percepção e inteligência aguçados demais para a sua idade. Possuindo conhecimento e maturidade que, muitas vezes, supera os próprios pais, não é fácil viver num mundo em que se espera que ela seja criança e se preocupe apenas com as banalidades referentes a uma menina de 7 anos. 

A única que lhe entende é a sua avó materna, uma senhorinha excêntrica, divertida e inconsequente que todo mundo queria ter como avó e que cria um mundo de imaginação para ensinar à sua neta como o mundo real é verdadeiramente. 

Mas logo Elsa terá que lidar com a morte da avó... Mas não estará completamente sozinha: sua avó deixa uma série de cartas que ela deve entregar aos seus destinatários e que serão responsáveis por acompanhá-la nesse novo ciclo de conhecimentos e aprendizados sobre os seres humanos e suas verdades.

Não bastasse isso, Elsa ainda tem que lidar com a separação dos pais, a ausência da mãe que está sempre ocupada em função do trabalho e a chegada de um novo irmãozinho que lhe encherá de ciúmes. 

Fredrik Backman tem uma narrativa leve que parece estar sentado na nossa sala nos contando uma história de alguém que ele conheceu. E assim a leitura flui e vamos absorvendo cada lição incutida nas entrelinhas como se fosse uma fábula. Mesmo com algumas peculiaridades, como não dar nomes aos personagens, identificando-os apenas por alguma característica. 

Minha avó pede desculpas é uma história sobre acerto de contas, sobre pedir perdão de verdade, ter compaixão pela história do outro, ter coragem de enfrentar nossos traumas, não se deixar levar pelas aparências e sobre sacrifícios. Preparados para se emocionar?



Um comentário

  1. Que foto mais linda!!! E que resenha mais linda ainda!
    Não conhecia o livro,mas fiquei aqui vivendo tudo que foi escrito. Isso da avó, as cartas e a maturidade de Elsa, fizeram com certeza, um livro necessário e eu quero demais ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!