João Espinhoso, Ilaria Guarducci


João Espinhoso é o porco–espinho mais malvado e desagradável da Floresta Escura. Ele ama ser mau, ama afiar o seus espinhos e sair assustando e zombando de todos os animais.Um dia, porém, João Espinhoso começa a perder seus valiosos espinhos. O primeiro caiu de repente no chão da cozinha. O segundo, na sala. Um após o outro até João Espinhoso ficar pelado – sem espinhos – e rosa como um marshmallow.

E agora, o que João fará da vida, uma vez que ele só aprendeu a ser mau e desagradável?
Adoravelmente maligno João Espinhoso nos convida a descobrir o valor da bondade e da empatia. Ele nos lembra que apesar de termos espinhos ser bom e amigável com os outros é a melhor maneira de estar bem consigo mesmo.

João Espinhoso
Ilaria Guarducci
Ano: 2021 
Páginas: 32
Idioma: português
Editora: Melhoramentos

João Espinhoso é um porco espinho muito maldoso, filho de uma família muito maldosa e que estudou na melhor escola de maldades da região, o seu maior prazer é fazer maldades por onde passa, assustando a tudo e a todos que encontra, mas um belo dia ele vai descobrir que a vida também tem o outro lado e que voltar a ser um sujeitinho cheio de maldades pode ser bem triste.

Embora as crianças sejam inocentes, é de casa que muitas começam a criar maldade no coração e passam a se comportar de uma forma infeliz com os outros, sabemos disso, pois passamos por isso em grande parte da nossa vida, afinal quem não sofreu bullying na escola ou na vida por conta de um coleguinha? Até mesmo depois de adulto podemos ver que crianças maldosas crescem com a maldade implícita em suas vidas e isso serve de exemplo das criações e dos exemplos que essa pessoa teve desde a sua infância, porém nada é tão ruim que não possa ser mudado.

João é um exemplo do que o tocar da bondade pode fazer na vida de alguém, após encontrar uma pessoa que abraçou sua causa e lhe tratou de forma digna, sem medo de quem ele era, João Espinhoso começou a ver que a maldade só ia deixá-lo cada vez mais sozinho e sem amigos, por isso ele se questiona sobre ser o que ele sempre foi ou se tornar alguém melhor.

É um ótimo livro para ensinar desde a infância que devemos tratar as pessoas de forma bondosa, mesmo quando elas não nos tratam da mesma forma e no fim das contas, quem sabe estaremos mudando a vida de alguém com um pouco de amor todos os dias?

Considero essa uma das historinhas infantis mais cheias de ensinamento que já conheci, pois em suas 32 páginas a autora conseguiu colocar em prática a empatia, o cuidado e o carinho com o próximo, ensinamentos que devem viver conosco desde o nosso primeiro dia de vida. Mas e aí, já conhece essa delícia? Tem interesse em conhecer? Vamos papear, eu volto em breve com mais.


Um comentário

  1. Ah que vontade abraçar João Espinhoso rs
    Eu amo isso, da maldade sendo vencida pela bondade. É algo que tento ensinar pra minha neta todos os dias, por meio de histórias que ela ama.
    Não existe gente mal, sempre foi algo que aconteceu. Ao menos é o que acredito.
    E com certeza, já quero muito esse livrinho para ela e para mim!!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!