A menina da montanha, Tara Westover



Considerado o melhor livro de memĂ³rias dos Ăºltimos tempos, A Menina da Montanha narra a histĂ³ria verĂ­dica de superaĂ§Ă£o da jovem Tara Westover.
Criada nas montanhas de Idaho, nos Estados Unidos, sem acesso Ă  escola, livros ou mĂ©dicos atĂ© os 17 anos, Tara cresceu totalmente isolada da sociedade, sem ninguĂ©m para oferecer uma educaĂ§Ă£o formal, ou para protege-la dos ataques violentos de um irmĂ£o mais velho. Quando um dos irmĂ£os da jovem conseguiu chegar Ă  universidade e trouxe notĂ­cias da vida alĂ©m das montanhas, Tara decidiu tentar um novo estilo de vida. Ela aprendeu, de forma autodidata, matemĂ¡tica, gramĂ¡tica e ciĂªncia, e conseguiu chegar Ă  universidade, onde estudou psicologia, polĂ­tica, filosofia e histĂ³ria. Sua busca por conhecimento a levou para Harvard e Cambridge. E sua histĂ³ria se transformou em um livro de sucesso, publicado quando ela tinha apenas 29 anos.

Narrado com ritmo e fĂ´lego de romance, o relato autobiogrĂ¡fico estĂ¡ hĂ¡ mais de 20 semanas no ranking do The New York Times, e jĂ¡ figura entre as principais listas dos mais vendidos do Reino Unido, CanadĂ¡, ItĂ¡lia e Irlanda, paĂ­ses onde foi lançado.

A Menina da Montanha
A trajetĂ³ria real da americana que pisou numa sala de aula pela primeira vez aos 17 anos atĂ© a conquista do doutorado em Cambridge.
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 352
Idioma: portuguĂªs

Tara Westover Ă© a menina da montanha w nos conta sua histĂ³ria nesse livro que vai inquietar o leitor e levĂ¡-lo das lĂ¡grimas a grandes momentos de comemoraĂ§Ă£o com a autora. 

Filha de pais mĂ³rmons e vivendo nas montanhas do Idaho, em um verdadeiro abrigo contra os Dias Finais construĂ­do por seu pai, que tambĂ©m mantinha um estoque de comida, combustĂ­vel e arma, Tara foi criada sem acesso Ă  educaĂ§Ă£o formal nem a mĂ©dicos, sendo ensinada e tratada em casa pela mĂ£e, que acreditava ter recebido o dom de curar pessoas de Ă³leos essenciais e do uso da energia. 

Tratada como os irmĂ£os, trabalhou desde a infĂ¢ncia no ferro velho do pai em serviços arriscados e inadmissĂ­veis para uma criança alĂ©m de ser bombardeada constantemente pelos discursos do pai contra o governo e as escolas e pelos ataques de violĂªncia do irmĂ£o mais velha que deixava marcas fĂ­sicas e psicolĂ³gicas. 

Confesso que em muitos momentos tive vontade de abandonar a leitura por conta dos abusos que Tara sofria e pela omissĂ£o de seus pais, principalmente de sua mĂ£e, que fingiam nĂ£o saber o que acontecia e concordava cegamente com todas as loucuras que o marido pregava, mesmo quando ela prĂ³pria tambĂ©m se sentia oprimida. A Ăºnica coisa que me fazia seguir em frente era acreditar que a força interior, o desejo de liberdade e a sede de conhecimento de Tara me trariam boas surpresas. 

Tara foi Ă  escola pela primeira vez aos 17 anos, mas isso nĂ£o foi barreira para impedir que ela chegasse a lugares onde ela nunca imaginou chegar. O que lhe faltava da educaĂ§Ă£o formal, ela compensava com o dobro de dedicaĂ§Ă£o e curiosidade, e a vontade de romper com uma vida de opressĂ£o e violĂªncia faziam com que ela nĂ£o cedesse aos inĂºmeros obstĂ¡culos que ela superava. Apesar dos impactos de viver em uma sociedade completamente diferente de tudo o que conhecia, com pessoas com comportamentos, estilos de vida e princĂ­pios que nĂ£o condiziam com tudo o que aprendeu e do impacto de descobrir um mundo totalmente diferente do seu, aos 27 anos, Tara Westover recebe o tĂ­tulo de doutora na Universidade de Cambridge. 

Acredito que a riqueza da histĂ³ria de Westover estĂ¡ em nos mostrar que os excessos sĂ£o sempre malĂ©ficos, nĂ£o importa em nome de que eles sĂ£o justificados. E que a força da mulher realmente nĂ£o tem limites. 

Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!