Não foi por acaso, Vinícius Grossos


Apesar de viverem na mesma cidade, Helena, Miguel e Fernando não se conhecem. Eles têm realidades e vivências completamente diferentes. Por uma armadilha do Destino, no entanto, os três ficam presos dentro do elevador de um hospital.
Ali, naquela pequena caixa de metal, sem vista para nada e sem terem o que fazer a não ser esperar, acabam colocando para fora medos, traumas, sonhos e verdades, e, de uma forma única e transformadora, revelam seus segredos mais profundos.

Não foi por acaso
Páginas: 192
Idioma: português
Editora: Nacional

Por motivo de força maior, o Destino (sim, ele mesmo!) reúne Helena, Fernando e Miguel em um elevador enguiçado de um hospital. Essa atitude drástica é justificada porque o Destino precisava que eles ouvissem outras narrativas para aprender com as experiências dos outros. 

" Vocês sempre sabem. Se não sempre, quase sempre. Lá no fundo, naquele lugarzinho que vocês não gostam de visitar , está escondida uma voz bem fraquinha que sempre mostra o que é sincero e real e o que não passa de belas espirais de fumaça, que somem sem deixar rastro. Assim, repito: vocês sabem, só que, na maioria das vezes, é mais confortável acreditar na mentira que criam para se proteger. Fingir dói menos. Mas só por um tempo. "

Helena tem ansiedade, adora nadar mas se sente inadequada para as piscinas por ser gorda e acaba abrindo mão do que mais gosta. Está indo visitar a mãe que sofreu um acidente. 

Fernando é o rapaz negro, rico, que teve toda a sua vida planejada pela mãe que só  quer evitar que ele passe pelos maus bocados que ela já experimentou por conta do preconceito das pessoas. Mas esses planos não se encaixam com os dele. Está indo visitar a namorada que também sofreu um acidente.

Miguel é gay, baiano e extremamente alto astral, apesar dos perrengues da sua vida. Rejeitado pelo pai e deixado pela mãe para ser criado pela tia, ele é um batalhador. Mas acredita que feriu o coração daquela que mais te deu amor na vida. Está indo visitar a tia Lourdes. 

"... Nem Miguel nem Helena nem Fernando são especiais. Eles são como as outras bilhões de vidas que habitam este planeta e que, vira e mexe, se vêem perdidas em seus próprios problemas, resultado das ações que tomaram por livre e espontânea vontade. Desculpa desapontar. "

Toda a história é narrada pelo Destino que mostra, de maneira extremamente bem humorada, como a gente dificulta o fluxo continuo e simples da vida e o seu trabalho. Aliás, o Destino é o meu personagem preferido dessa narrativa, nunca vi tanto bom senso e tantos conselhos sinceros e úteis em um único personagem! 

Já disse aqui que resenhar livros do Vini poderia se resumir em 'Você tem que ler!' ou 'Essa história vai mexer com você!'. Mas esse livro é diferente de tudo o que o Vini já escreveu. Dessa vez, acredito que você não vai se desidratar como era certo nos livros anteriores, o que não significa que a emoção seja menor. A certeza em Não foi por acaso é de que vai rolar um lance forte de identificação seja com os personagens ou com suas histórias. O que continua na escrita do Vini é a capacidade que ele tem de nos emocionar, de nos tocar, isso não mudou nem um pouquinho. 

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!