A busca, Eric Heuvel


A histĂ³ria do Holocausto sob o ponto de vista de uma menina de dezesseis anos. Esse relato ficcional, que jĂ¡ vendeu mais de 100 mil exemplares no exterior, traça um amplo panorama das mudanças no mundo durante o nazismo.
Em 1933, Hitler subiu ao poder e iniciou uma caçada implacĂ¡vel aos judeus. Com apenas dezesseis anos, Esther Ă© bruscamente separada dos pais e refugia--se em uma fazenda no sul da Holanda. Muitos anos depois, em companhia do filho e do neto, Esther visita o lugar que lhe serviu de esconderijo e conta, pela primeira vez, as atrocidades que ela presenciou e viveu durante o Holocausto. Para a protagonista de A busca, remexer o passado Ă© uma forma de encerrar esse capĂ­tulo de sua histĂ³ria, ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que aconteceu aos seus pais, amigos e ao homem que arriscou a vida para abrigar dezenas de famĂ­lias judias em sua fazenda.

Contada de modo claro mas sem perder de vista que se trata de um livro juvenil, A busca Ă© um abrangente panorama da perseguiĂ§Ă£o nazista e de como as ideias de um homem afetaram de modo tĂ£o brutal a vida de milhões de pessoas. A busca foi publicado originalmente pela instituiĂ§Ă£o holandesa Anne Frank House. Ă€ ediĂ§Ă£o brasileira foi acrescido um posfĂ¡cio do jornalista e escritor Gilberto Dimenstein.
A busca
Eric Heuvel
Ano: 2009 
PĂ¡ginas: 64
Idioma: portuguĂªs
Editora: Quadrinhos na Cia

Na leva das HQs, hoje Ă© dia de A busca, uma histĂ³ria sobre a Segunda Guerra Mundial e alguns sobreviventes do holocausto.

Quem nos conta sua prĂ³pria histĂ³ria Ă© Esther, uma senhora que sobreviveu a esse perĂ­odo tenebroso da histĂ³ria da humanidade quando tinha 16 anos e revela aos seus netos durante um almoço de famĂ­lia detalhes do seu passado, da perseguiĂ§Ă£o sofrida como filha de judeus e como teve a sua famĂ­lia separada nos campos de concentraĂ§Ă£o de Auschwitz-birkenau. 

Apesar de ser uma histĂ³ria de ficĂ§Ă£o, A busca transmite ao leitor a triste realidade de pessoas inocentes, de diversas nacionalidades, que tiveram suas vidas transformadas ou destruĂ­das por conta da intolerĂ¢ncia.

Mas A busca traz tambĂ©m uma bela histĂ³ria de amor entre Esther e Bob, que nos faz acreditar que esse Ă© o maior sentimento do mundo.

Um comentĂ¡rio

  1. Gente, onde eu vivo que nĂ£o conhecia esse livro ainda?? Eu sou apaixonada por isso do fundo de pano da Segunda Guerra, ainda mais com esse ar de Anne Frank!
    Listinha de desejados jĂ¡!!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!