• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Lendo com a Dani: O Bicho-da-Seda - Cormoran Strike #02, Robert Galbraith

    O detetive Cormoran Strike retorna no novo mistério de Robert Galbraith, autor do best-seller internacional 'O Chamado do Cuco'. Quando o escritor Owen Quine desaparece, sua esposa vai a procura de Strike. De início, a Sra. Quine pensa que seu marido apenas se afastou por conta própria, por uns dias — como já tinha feito antes — e ela pede a Strike para que o encontre e o traga para casa. Mas conforme Strike investiga o caso, se torna claro que há mais no desaparecimento de Owen do que sua mulher pensa. O escritor havia terminado um manuscrito contendo descrições venenosas de quase todos que conhecia. Se o livro fosse publicado, poderia arruinar vidas: o que significa que existiam várias pessoas que poderiam querer silenciá-lo. Quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias bizarras, a investigação se torna uma corrida contra o tempo para entender a motivação de um assassino impiedoso, um assassino como Strike nunca havia visto antes.




    O Bicho-da-Seda (The Silkworm)
    Série Cormoran Strike - Livro 02
    Autor: Robert Galbraith (J.K. Rowling)
    Editora Rocco (2014)
    464 páginas

    Quem leu a resenha do predecessor: O chamado do Cuco, sabe que foi complicado avançar a leitura, não gostei da escrita de J.K. e nem pretendia ler este segundo livro, embora tenha gostado do Cormoran como personagem.

    Se você, assim como eu, não conseguiu se encantar, ou chegou a abandonar o livro um. Dê uma chance para este título. 

    Esse sim te prende desde o começo.
    Estava eu tão ressabiada com a escrita da autora que mesmo tendo o livro não queria ler... 

    Então o destino, o universo ou mera coincidência colaboraram para nenhum dos outros ebooks abrirem, com exceção deste aqui.

    Não ignorei o sinal e já que só tem tu, vai tu mesmo!

    Quando conclui a leitura do capítulo um, pensei: nossa, que mudança na narrativa! Já estava ágil, sem as descrições desnecessárias e longas.

    Cormoran Strike continua com seu jeitinho durão, um tanto brusco, mas que no fundo sabemos que abaixo dessa marra toda tem um coração gentil, porém bem mal tratado com sua carga genética, sua ex, a falta que parte da sua perna faz.

    Mas não fosse tudo isso que o incomoda tanto, ele não seria tão excepcional. 

    Agora que seus negócios estão indo bem, ele está um pouco mais tranquilo, agora tem seu lugarzinho, está numa maré boa após o destaque recebido com o Caso Landry.

    Aliás, se você não leu o anterior, pode pegar esse para ler que não tem detalhes sobre o caso, cita sem revelar o assassino.

    Cormoran continua com seu humor peculiar, que pode não agradar a maioria.
    "Quando ele riu, transformou-se num pug de óculos: alegria temperada com dissimulação."
    Neste volume Cormoran aceitará um caso que, a princípio, é super simples. 

    Leonora Quine tem seus cinquenta anos, se veste com roupas bastante usadas, segundo Strike devem datar de 1980, e tem uma sinceridade crua que afasta alguns. Ela procura pelo detetive pois seu marido está fora de casa a mais tempo do que o normal.

    Pensando ser um caso rápido, ele aceita, mesmo que o pagamento não seja assim tão garantido. (O coração bondoso dele falando alto) 

    Owen Quine é um escritor que não faz sucesso, e vira e mexe some do mapa para ver se atrai atenção para si e sua obra. E faz tanto isso que a esposa já estava acostumada, porém agora ele está fora por um tempo além do habitual e só ela dá importância para isso.

    Além de tudo tem a filha Orlando, e gostei do toque de mistério sobre a filha de Owen e Leonora. Tem tão pouca descrição sobre ela que é uma surpresa tão interessante para a leitura quando Strike a vê pela primeira vez.

    Outro ponto que adorei é termos mais sobre a vida da Robin, a secretária temporária que está empenhada em tornar-se detetive também. Robin aparece no livro um e ganha destaque, e neste aqui ela só vai aumentando sua participação e provando que Cormoran acertou em cheio na contratação. Vamos ter um pouco da vida pessoal dela, de como sua relação profissional afeta a pessoal e vice-versa.

    Assim o Matthew, noivo dela, aparece um pouco mais e confesso que só fui pegando mais raiva dele. Que rapaz almofadinha! Não sei o que Robin viu nele.... 
    "- Não era um colégio grande - disse Matthew - Ela era a única menina com algum miolo que era gostosa. Não tive altenativa.
    Punheteiro, pensou Strike.
    Eu já comentei que adoro as tiradas do Strike, me acabo de rir com as comparações sejam verbais ou por pensamento que ele faz de alguns personagens, como podem observar no quote acima.

    Surgem outros personagens que são amigos do grandalhão e assim temos outras opiniões sobre ele, a partir de como o tratam, a camaradagem. Mas sempre com uma ou outra cutucada, como o Nick que alfineta ele por conta de seu 1,90m e seu peso que o assemelham ao gigante do qual leva o nome.
    "- (...) Bom, seu eu fosse você, mostraria sua gratidão deixando que ela ficasse por cima - disse Nick - Você pode esmagar a garota feito um besouro."
    Além de Nick, temos a presença de Ilsa, que é advogada e terá um bom papel na trama.

    A questão sobre o caso é que Owen Quine pode ter pisado em um vespeiro ou casa de marimbondo, pois seu livro não publicado, Bombyx Mori, alfineta diversas pessoas que passaram por sua vida, desde sua agente literária ao dono da editora Roper Chard e até mesmo o aclamado autor Michael Fancourt.

    Leia-se: temos muitas pessoas com motivo para ter tirado a vida de Owen, será que você conseguirá descobrir o verdadeiro culpado ou a dúvida vai prevalecer até que seja revelado? 

    É uma trama intrincada, com potenciais assassinos para todo lado, desde a esposa às pessoas da editora. E o que gosto em Cormoran Strike é que ele segue seus instintos e coloca todo seu potencial para resolver.


    Um livro com personagens inteligentes, com diálogos interessantes, uma escrita ágil e magnética. Com um caso de arrepiar os fios do cabelo até a espinha. 



    Venha usar sua inteligência e ajudar Cormoran Strike e Robin a desvendar esse mistério. Com direito a vislumbres do passado do detetive mais durão de Londres. E com um desfecho que vai deixar você boquiaberto com tamanha audácia e frieza.



    Um fato interessante é que este é o segundo livro que leio num período curto em que um personagem é batizado de Orlando, por conta do livro "Orlando" de Virgínia Woolf, o outro que cita a obra é A irmã da Sombra de Lucinda Riley.


    Série Cormoran Strike:
    1. O chamado do Cuco (The Cuckoo's Calling)
    2. O Bicho-da-Seda (The Silkworm)
    3. Vocação para o mal (Career of Evil)



    4 comentários :

    1. Oi, Dani!
      Li O Chamado do Cuco e gostei muito. Apesar de algumas partes serem um pouco arrastadas, levei bem a leitura, pois queria chegar ao fim do mistério. Gostei do personagem Cormoran e de sua personalidade e de Robin! Ainda não comecei a ler O Bicho da Seda, mas pretendo ler em breve. Que bom saber que a narrativa está mais ágil, com certeza a leitura ficará muito mais interessante. Ótima resenha. Beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Márcia o primeiro eu li só pq foi presente, aquele começo.... Quase me mata de tédio. Mas Cormoran e Robin, além da curiosidade me levaram até o fim.
        Esse aqui já começa bom e vai esquentando até pegar fogo.
        Quando ler volta aqui para compartilhar sua opinião.
        Obrigada pelo comentário. :)

        Excluir
    2. Dani, que bom que esse livro aí te encantou mais do que o primeiro. Eu tenho certa curiosidade sobre a série, pq gosto da J.K. Mas livro arrastado é mesmo complicado. Será que sobrevivo ao primeiro??? rsrs....

      =)

      Suelen Mattos
      ______________
      ROMANTIC GIRL

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Se não quiser arriscar, pode ler esse sem medo, porém a curiosidade ajuda a ler o primeiro.
        Esse segundo é muito melhor, do começo ao fim. E já fiquei sabendo que o terceiro fica ainda melhor.
        Obrigada por comentar.

        Excluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!