Estante da Tata: O Projeto Rosie, Graeme Simsion - @Record


Para Don Tillman, nĂ£o hĂ¡ nada que nĂ£o possa ser solucionado com meia hora de pesquisa cientĂ­fica. Exceto lidar com as mulheres.
AtĂ© o momento, a Ăºnica coisa nĂ£o esclarecida pelos estudos no campo de atuaĂ§Ă£o de Don, a genĂ©tica, Ă© o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou atĂ© mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, tambĂ©m professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicĂ³loga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionĂ¡rio meticuloso que irĂ¡ ajudĂ¡-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estĂ£o fora dos critĂ©rios pouco flexĂ­veis que o levarĂ£o Ă  mulher ideal. O Ăºnico problema Ă© que um questionĂ¡rio desse tipo exige tempo e dedicaĂ§Ă£o, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o Ăºnico problema atĂ© Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrĂ¡-lo que a mulher ideal nĂ£o existe, mas o amor, sim.
O Projeto Rosie
Graeme Simsion
Ano: 2016 
PĂ¡ginas: 320
Editora: Record


Eu estava bem de boa passeando pela livraria, tentando miseravelmente evitar contato visual com os livros que estĂ£o na minha listinha de desejados, quando eu me deparo com esse livro de capa laranja berrante. Aquela capa olhou para mim, eu olhei pra ela, rolou aquela coisa e eu nĂ£o tive escolha senĂ£o levar o bendito livro pra casa (#histĂ³riasdeumaviciadaemlivros).


Eu vou ser honesta com vocĂªs, a capa fez por mim o que a sinopse do livro nĂ£o fez e eu nĂ£o estava levando muito a sĂ©rio a coisa toda, porque eu sou dessas.

Mas, enfim, lĂ¡ estava eu, numa noite entediante, sem computador e no meio de uma ressaca literĂ¡ria, quando resolvi pegar O Projeto Rosie.
"As vezes nĂ£o somos nos que encontramos o amor, Ă© ele que nos encontra."
HistĂ³ria resumida? Eu fui dormir Ă s 4h da manhĂ£ porque nĂ£o conseguia parar de ler e de dar risada. Tai um livro que me pegou de surpresa e realmente me impressionou.

O Projeto Rosie conta a histĂ³ria de Don, um geneticista/professor de faculdade que esta procurando por uma esposa. AtĂ© ai, tudo bem, vocĂª pensa, tudo normal e tal, nenhuma novidade no gĂªnero do romance. Mas eu vou te contar o BUM do negĂ³cio.

Para começo de conversa Don desenvolve um mĂ©todo meio que cientifico, meio que Ă©tico ou quase, na verdade um mĂ©todo meio que maluco, para determinar, de forma cientifica, todos os critĂ©rios e seleções pelas quais apenas a candidata perfeita ao ‘’cargo’’ de esposa poderia passar.
"Infelizmente, a abordagem deles se baseava no tradicional paradigma do namoro, que eu jĂ¡ havia abandonado baseando-me no fato de que as probabilidades de sucesso nĂ£o justificavam o esforço e as experiĂªncias negativas."
Existem duas coisas que Don mais preza na vida dele: rotina e ordem, entĂ£o quando ele estabelece o projeto esposa, ele segue as diretrizes a risca, ou, pelo menos, ele fez atĂ© a chegada de Rosie.
- Don, posso lhe perguntar uma coisa?
- Uma pergunta.
- VocĂª me acha atraente?
...
- Na verdade nĂ£o prestei atenĂ§Ă£o - respondi para a mulher mais linda do mundo.
Quando Rosie entra em cena, Don sabe que ela nĂ£o preenche nenhum dos requisitos cuidadosamente estabelecidos, que ela tem a tendĂªncia de quebrar suas regras e sua preciosa rotina mas, mesmo assim, algo nele nĂ£o consegue impedir que ela continue virando as coisas de cabeça pra baixo, literalmente.

Mas a questĂ£o nĂ£o Ă© sĂ³ essa (sendo isso o experimento maluco descrito acima), Don Ă© diferente, de uma forma maravilhosa mas, mesmo assim, diferente. O livro nĂ£o determina exatamente o que Don tem, mas ele concede vĂ¡rias pistas muito claras de que Ă© autista.
"Analisei a expressĂ£o de Rosie com cuidado. Diagnostiquei: atordoada.
— Oh, meu Deus — disse ela, confirmando meu diagnĂ³stico. Continuei, enquanto ela ainda estava receptiva."
Para quem nĂ£o sabe, as pessoas portadoras de autismo veem o mundo de uma forma Ăºnica e diferente do resto de nĂ³s. NĂ£o sou especializada na questĂ£o, mas sei que existem vĂ¡rios graus de autismo e que os seus portadores tem a tendĂªncia a possuĂ­r grandes e brilhantes mentes e de ter problemas de interaĂ§Ă£o social com outras pessoas.

No caso de Don, ele vĂª o mundo de uma forma extremamente literal e pragmĂ¡tica e isso o faz ser um profissional extraordinĂ¡rio em seu campo de atuaĂ§Ă£o, ao mesmo tempo que o torna um pouco confuso quando ele tem que se relacionar com outras pessoas. 

Se alguĂ©m pede a ele para esperar por 2 minutos, Don cronometra 2 minutos no relĂ³gio. Se alguĂ©m estĂ¡ acima do peso, ele nĂ£o tem papas na lĂ­ngua para comentar sobre o sobrepeso dele/dela (ele parou de usar a palavra ’gordo’ depois de alguns incidentes comprometedores).
"- EntĂ£o, qual vai ser seu veneno? - perguntou Amghad.
- Veneno?
- O que quer beber?
Claro. Mas por que, por que as pessoas nĂ£o dizem simplesmente o que querem dizer?
O termo 'baixo impacto' se aplica, nas artes marciais, a um oponente que sabe cair. Esse indivĂ­duo nĂ£o sabia e aterrissou com toda força. (...) Para evitar mais violĂªncia, fui obrigado a me sentar em cima dele.- Tira essa porra de bunda de cima de mim! Eu vou te matar, seu desgraçado - disse ele.Diante desse argumento, parecia ilĂ³gico atender a seu pedido."
 Don nĂ£o entende as outras pessoas e elas nĂ£o entendem ele.

O livro Ă© todo narrado na perspectiva dele entĂ£o Ă© muito interessante ver o mundo atravĂ©s dos seus olhos, ver quĂ£o diferente ele enxerga as coisas e Ă© muito engraçado ver as situações em que ele se mete por conta disso.

Eu amei a forma que Don vĂª o mundo, amei o relacionamento dele com seus Ăºnicos dois amigos e como ele tirava dĂºvidas sobre ‘comportamentos normais’ ou regras sociais com eles. Amei a forma como ele era quase incapaz de mentir, como ele se empenhava em tudo que escolhia fazer e como ele se desenvolveu durante o livro.

Mas acima de tudo, eu amei o Don com a Rosie, amei ver ele fazendo coisas fora da sua zona segura e amei ver ele se surpreender com coisas novas, se surpreender com o mundo e com ele mesmo.
"- Uau – disse ela, bem baixinho, olhando para trĂ¡s, aprendendo a vastidĂ£o daquilo tudo. EntĂ£o, naquele pequeno momento Ă­nfimo da histĂ³ria do universo, ela segurou a minha mĂ£o e nĂ£o largou mais durante todo o trajeto atĂ© o metrĂ´."
Eu amei ver a Rosie gostar do Don por quem ele era, ver ela se apaixonar pelas suas diferenças e peculiaridades e eu amei que em nenhum momento ela tentou mudar ele.

Preciso, no entanto, dizer que eu ODIEI o Gene. Meu Deus, que homem machista e ridĂ­culo! Nossa, me dava um nervoso quando ele aparecia e me dava uma pena danada da coitada da Claudia, que Ă© uma personagem muito boa e gentil. Mas a cena do Don com o Gene, no final do livro, foi maravilhosa (joga na cara mesmo Don!! #TeamDon).

O Projeto Rosie Ă© um livro muito leve, gostoso de ler, extremamente engraçado e bonito que eu realmente recomendo para qualquer pessoa a qualquer hora (principalmente durante uma ressaca literĂ¡ria).

Ps: Minha mĂ£e bateu no meu quarto para perguntar do que tanto eu estava rindo mas quando disse a ela que era com o livro, ela fez uma cara tĂ£o estranha que me senti o Don por um momento hauha
"Esse Ă© o mundo em que eu sou obrigado a viver."
Ps: Se vocĂª estĂ¡ esperando um amor a primeira vista esse nĂ£o esse o seu livro. Mas se vocĂª gosta de amores improvĂ¡veis entre duas pessoas completamente diferentes e construĂ­do por meio situações inusitadas e brigas estranhas, esse Ă© o seu livro.

Ps: O Projeto Rosie possui uma continuaĂ§Ă£o, jĂ¡ lançada no Brasil, que se chama O Efeito Rosie. Em futuro bem prĂ³ximo estarei fazendo a resenha da continuaĂ§Ă£o.

Ps: Como vocĂªs devem ter percebido, eu citei um milhĂ£o de frases do livro. SĂ³ queria deixar claro aqui que eu fui uma vitoriosa e que eu me controlei pra nĂ£o colocar mais (meu livro esta cheio de marcadores). 
"Sou tudo que foi, Ă© e serĂ¡."

4 comentĂ¡rios

  1. Oii!
    Eu jĂ¡ tinha ouvido falar muito bem desse livro e Ă© bom ler mais uma resenha positiva. Gostei bastante da ideia de Don, mas sabemos que quando a questĂ£o Ă© sentimento o mĂ©todo cientifico nĂ£o serve de absolutamente nada. haha
    Beijo

    Canastra LiterĂ¡ria | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente me surpreendi com esse livro!! O Don tenta por tudo de uma forma cientifica mas a Rosie mostra exatamente isso para ele, que vc nĂ£o pode criar mĂ©todos cientĂ­ficos quando os sentimentos estĂ£o presentes e essa Ă© a melhor parte do livro, ver a ordem dele virar um caos e ele nĂ£o ligar pra isso haha

      Excluir
  2. OlĂ¡.
    Muito interessante a premissa do livro. Tenho lido bons comentĂ¡rios e resenhas a respeito da obra. Espero em breve poder conferir. Ă“tima resenha, muito bem elaborada. Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcia! O livro Ă© realmente otimo!! Super indico a leitura!!

      Fico realmente feliz que tenha gostado da resenha!! xD

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!