Lendo com a Dani: O Bicho-da-Seda - Cormoran Strike #02, Robert Galbraith

O detetive Cormoran Strike retorna no novo mistĂ©rio de Robert Galbraith, autor do best-seller internacional 'O Chamado do Cuco'. Quando o escritor Owen Quine desaparece, sua esposa vai a procura de Strike. De inĂ­cio, a Sra. Quine pensa que seu marido apenas se afastou por conta prĂ³pria, por uns dias — como jĂ¡ tinha feito antes — e ela pede a Strike para que o encontre e o traga para casa. Mas conforme Strike investiga o caso, se torna claro que hĂ¡ mais no desaparecimento de Owen do que sua mulher pensa. O escritor havia terminado um manuscrito contendo descrições venenosas de quase todos que conhecia. Se o livro fosse publicado, poderia arruinar vidas: o que significa que existiam vĂ¡rias pessoas que poderiam querer silenciĂ¡-lo. Quando Quine Ă© encontrado brutalmente assassinado em circunstĂ¢ncias bizarras, a investigaĂ§Ă£o se torna uma corrida contra o tempo para entender a motivaĂ§Ă£o de um assassino impiedoso, um assassino como Strike nunca havia visto antes.




O Bicho-da-Seda (The Silkworm)
SĂ©rie Cormoran Strike - Livro 02
Autor: Robert Galbraith (J.K. Rowling)
Editora Rocco (2014)
464 pĂ¡ginas

Quem leu a resenha do predecessor: O chamado do Cuco, sabe que foi complicado avançar a leitura, nĂ£o gostei da escrita de J.K. e nem pretendia ler este segundo livro, embora tenha gostado do Cormoran como personagem.

Se vocĂª, assim como eu, nĂ£o conseguiu se encantar, ou chegou a abandonar o livro um. DĂª uma chance para este tĂ­tulo. 

Esse sim te prende desde o começo.
Estava eu tĂ£o ressabiada com a escrita da autora que mesmo tendo o livro nĂ£o queria ler... 

EntĂ£o o destino, o universo ou mera coincidĂªncia colaboraram para nenhum dos outros ebooks abrirem, com exceĂ§Ă£o deste aqui.

NĂ£o ignorei o sinal e jĂ¡ que sĂ³ tem tu, vai tu mesmo!

Quando conclui a leitura do capĂ­tulo um, pensei: nossa, que mudança na narrativa! JĂ¡ estava Ă¡gil, sem as descrições desnecessĂ¡rias e longas.

Cormoran Strike continua com seu jeitinho durĂ£o, um tanto brusco, mas que no fundo sabemos que abaixo dessa marra toda tem um coraĂ§Ă£o gentil, porĂ©m bem mal tratado com sua carga genĂ©tica, sua ex, a falta que parte da sua perna faz.

Mas nĂ£o fosse tudo isso que o incomoda tanto, ele nĂ£o seria tĂ£o excepcional. 

Agora que seus negĂ³cios estĂ£o indo bem, ele estĂ¡ um pouco mais tranquilo, agora tem seu lugarzinho, estĂ¡ numa marĂ© boa apĂ³s o destaque recebido com o Caso Landry.

AliĂ¡s, se vocĂª nĂ£o leu o anterior, pode pegar esse para ler que nĂ£o tem detalhes sobre o caso, cita sem revelar o assassino.

Cormoran continua com seu humor peculiar, que pode nĂ£o agradar a maioria.
"Quando ele riu, transformou-se num pug de Ă³culos: alegria temperada com dissimulaĂ§Ă£o."
Neste volume Cormoran aceitarĂ¡ um caso que, a princĂ­pio, Ă© super simples. 

Leonora Quine tem seus cinquenta anos, se veste com roupas bastante usadas, segundo Strike devem datar de 1980, e tem uma sinceridade crua que afasta alguns. Ela procura pelo detetive pois seu marido estĂ¡ fora de casa a mais tempo do que o normal.

Pensando ser um caso rĂ¡pido, ele aceita, mesmo que o pagamento nĂ£o seja assim tĂ£o garantido. (O coraĂ§Ă£o bondoso dele falando alto) 

Owen Quine Ă© um escritor que nĂ£o faz sucesso, e vira e mexe some do mapa para ver se atrai atenĂ§Ă£o para si e sua obra. E faz tanto isso que a esposa jĂ¡ estava acostumada, porĂ©m agora ele estĂ¡ fora por um tempo alĂ©m do habitual e sĂ³ ela dĂ¡ importĂ¢ncia para isso.

AlĂ©m de tudo tem a filha Orlando, e gostei do toque de mistĂ©rio sobre a filha de Owen e Leonora. Tem tĂ£o pouca descriĂ§Ă£o sobre ela que Ă© uma surpresa tĂ£o interessante para a leitura quando Strike a vĂª pela primeira vez.

Outro ponto que adorei Ă© termos mais sobre a vida da Robin, a secretĂ¡ria temporĂ¡ria que estĂ¡ empenhada em tornar-se detetive tambĂ©m. Robin aparece no livro um e ganha destaque, e neste aqui ela sĂ³ vai aumentando sua participaĂ§Ă£o e provando que Cormoran acertou em cheio na contrataĂ§Ă£o. Vamos ter um pouco da vida pessoal dela, de como sua relaĂ§Ă£o profissional afeta a pessoal e vice-versa.

Assim o Matthew, noivo dela, aparece um pouco mais e confesso que sĂ³ fui pegando mais raiva dele. Que rapaz almofadinha! NĂ£o sei o que Robin viu nele.... 
"- NĂ£o era um colĂ©gio grande - disse Matthew - Ela era a Ăºnica menina com algum miolo que era gostosa. NĂ£o tive altenativa.
Punheteiro, pensou Strike.
Eu jĂ¡ comentei que adoro as tiradas do Strike, me acabo de rir com as comparações sejam verbais ou por pensamento que ele faz de alguns personagens, como podem observar no quote acima.

Surgem outros personagens que sĂ£o amigos do grandalhĂ£o e assim temos outras opiniões sobre ele, a partir de como o tratam, a camaradagem. Mas sempre com uma ou outra cutucada, como o Nick que alfineta ele por conta de seu 1,90m e seu peso que o assemelham ao gigante do qual leva o nome.
"- (...) Bom, seu eu fosse vocĂª, mostraria sua gratidĂ£o deixando que ela ficasse por cima - disse Nick - VocĂª pode esmagar a garota feito um besouro."
AlĂ©m de Nick, temos a presença de Ilsa, que Ă© advogada e terĂ¡ um bom papel na trama.

A questĂ£o sobre o caso Ă© que Owen Quine pode ter pisado em um vespeiro ou casa de marimbondo, pois seu livro nĂ£o publicado, Bombyx Mori, alfineta diversas pessoas que passaram por sua vida, desde sua agente literĂ¡ria ao dono da editora Roper Chard e atĂ© mesmo o aclamado autor Michael Fancourt.

Leia-se: temos muitas pessoas com motivo para ter tirado a vida de Owen, serĂ¡ que vocĂª conseguirĂ¡ descobrir o verdadeiro culpado ou a dĂºvida vai prevalecer atĂ© que seja revelado? 

É uma trama intrincada, com potenciais assassinos para todo lado, desde a esposa Ă s pessoas da editora. E o que gosto em Cormoran Strike Ă© que ele segue seus instintos e coloca todo seu potencial para resolver.


Um livro com personagens inteligentes, com diĂ¡logos interessantes, uma escrita Ă¡gil e magnĂ©tica. Com um caso de arrepiar os fios do cabelo atĂ© a espinha. 



Venha usar sua inteligĂªncia e ajudar Cormoran Strike e Robin a desvendar esse mistĂ©rio. Com direito a vislumbres do passado do detetive mais durĂ£o de Londres. E com um desfecho que vai deixar vocĂª boquiaberto com tamanha audĂ¡cia e frieza.



Um fato interessante Ă© que este Ă© o segundo livro que leio num perĂ­odo curto em que um personagem Ă© batizado de Orlando, por conta do livro "Orlando" de VirgĂ­nia Woolf, o outro que cita a obra Ă© A irmĂ£ da Sombra de Lucinda Riley.


SĂ©rie Cormoran Strike:
  1. O chamado do Cuco (The Cuckoo's Calling)
  2. O Bicho-da-Seda (The Silkworm)
  3. VocaĂ§Ă£o para o mal (Career of Evil)



4 comentĂ¡rios

  1. Oi, Dani!
    Li O Chamado do Cuco e gostei muito. Apesar de algumas partes serem um pouco arrastadas, levei bem a leitura, pois queria chegar ao fim do mistĂ©rio. Gostei do personagem Cormoran e de sua personalidade e de Robin! Ainda nĂ£o comecei a ler O Bicho da Seda, mas pretendo ler em breve. Que bom saber que a narrativa estĂ¡ mais Ă¡gil, com certeza a leitura ficarĂ¡ muito mais interessante. Ă“tima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MĂ¡rcia o primeiro eu li sĂ³ pq foi presente, aquele começo.... Quase me mata de tĂ©dio. Mas Cormoran e Robin, alĂ©m da curiosidade me levaram atĂ© o fim.
      Esse aqui jĂ¡ começa bom e vai esquentando atĂ© pegar fogo.
      Quando ler volta aqui para compartilhar sua opiniĂ£o.
      Obrigada pelo comentĂ¡rio. :)

      Excluir
  2. Dani, que bom que esse livro aĂ­ te encantou mais do que o primeiro. Eu tenho certa curiosidade sobre a sĂ©rie, pq gosto da J.K. Mas livro arrastado Ă© mesmo complicado. SerĂ¡ que sobrevivo ao primeiro??? rsrs....

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nĂ£o quiser arriscar, pode ler esse sem medo, porĂ©m a curiosidade ajuda a ler o primeiro.
      Esse segundo Ă© muito melhor, do começo ao fim. E jĂ¡ fiquei sabendo que o terceiro fica ainda melhor.
      Obrigada por comentar.

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!