Estante da Tata: Mestre, Raymond E. Feist

A saga Ă©pica de Midkemia continua
Passaram-se trĂªs anos desde o terrĂ­vel cerco a Crydee. Os trĂªs rapazes que eram os melhores amigos do mundo encontram-se agora a quilĂ´metros de distĂ¢ncia. Pug, um escravo dos Tsurani, estĂ¡ prestes a se tornar um dos maiores magos que jĂ¡ existiram. Tomas, um grande guerreiro entre os elfos, arrisca-se a perder sua humanidade para a armadura encantada que veste. Arutha, prĂ­ncipe de Crydee, luta desesperadamente contra invasores e traidores para salvar seu reino.
Mago Mestre Ă© recheado de aventura, emoĂ§Ă£o e ameaças tĂ£o antigas quanto o prĂ³prio tempo. Com o segundo volume de A Saga do Mago, Raymond E. Feist volta a provar que Ă© um dos maiores nomes da literatura fantĂ¡stica na atualidade.
Mestre
Saga do Mago # 2
Ano: 2014
PĂ¡ginas: 432
Editora: Arqueiro

Mago: Mestre Ă© o segundo volume da sĂ©rie Saga do Mago e eu estava realmente ansiosa para ler esse livro. Ano passado eu tive a oportunidade de ler o primeiro (resenha aqui) e fui pega de surpresa pela qualidade do livro e pela histĂ³ria cativante.

A sĂ©rie Saga do Mago Ă© uma serie fantĂ¡stica por definiĂ§Ă£o. Mas, ao mesmo tempo que possui elementos fantĂ¡sticos enraizados, ela tambĂ©m possui uma dinĂ¢mica e um ritmo muito mais rĂ¡pido que os demais livros desse gĂªnero geralmente possuem,  o que, honestamente, Ă© um grande alivio.

NĂ£o me entendam mal, eu AMO livros de fantasia e alguns dos meus favoritos sĂ£o considerados densos e chato pelos prĂ³prios amantes do gĂªnero.

Meu problema Ă© que eu sinto que nos Ăºltimos anos os autores de Fantasia estĂ£o se levando muito a sĂ©rio e se preocupando mais com a estĂ©tica do texto do que com a fluidez da histĂ³ria. Eu sinto falta do antigo estilo de fantasia, um estilo aperfeiçoado nos livros de C. S. Lewis ou Ursula K. Le Guin (resenha aqui).

Por isso, livros como este sĂ£o uma lufada de ar fresco.

Mas voltando ao livro em si, Mestre começa com um salto temporal depois dos acontecimentos finais do primeiro livro e somos apresentados a um novo mundo, a novas possibilidades, novos personagens e criaturas e é tudo maravilhosamente feito.

Por um lado nĂ³s temos Pug, nosso aprendiz de mago e futuro ‘’mago mais poderoso de todos os tempos’’, vivendo a vida de um escravo e nos dando a oportunidade de aprendemos sobre o outro lado da guerra, sobre o mundo e a cultura dos invasores. É pela sua visĂ£o que conhecemos novos personagens e vemos sua evoluĂ§Ă£o (mais do que necessĂ¡ria por sinal). Uma das poucas coisas que eu nĂ£o tinha gostado no primeiro livro foi a falta de magia dele, a falta do extraordinĂ¡rio que era constantemente prometida ao leitor e nunca cumprida. Pois bem, queimei a lĂ­ngua e Pug virou um mago de respeito.

Mas por outro lado, ou no caso, no outro mundo/dimensĂ£o/nĂºcleo da novela, nĂ³s temos o prĂ­ncipe Arutha FINALMENTE aparecendo mais e tendo um papel importante na histĂ³ria. Se vocĂª leu a minha resenha do primeiro livro vocĂª sabe que ele Ă© de longe meu personagem favorito dessa sĂ©rie.

Foi muito bom tambĂ©m ver a evoluĂ§Ă£o e o destino de Thomas. Ver a razĂ£o por trĂ¡s daquela armadura magica que o dragĂ£o tinha dado a ele no primeiro livro, ver a interaĂ§Ă£o dele com os elfos e ver o quanto ele cresceu e como se tornou o guerreiro que ele um dia sonhou em ser, apesar do custo que isso teve para ele. Sem falar que eu honestamente adoro a relaĂ§Ă£o dele com uma certa personagem que nĂ£o mencionarei haha

No começo desse livro eu fiquei preocupada com o salto temporal feito pelo autor porque eu QUERIA saber o que tinha acontecido nesses anos anteriores, mas ai eu entendi que sem esse salto a histĂ³ria nĂ£o fluiria como deveria e que sem ele nĂ£o verĂ­amos a melhor parte desse segundo livro: a evoluĂ§Ă£o dos personagens e dos dois mundo apresentados, agora em guerra por anos.

Todos os livros dessa serie foram recentemente relançados pela editora Arqueiro e eu devo dizer que as capas dessa serie estĂ£o realmente maravilhosas e isso sem falar que cada livro possui uma letra na lombada e que, quando a sĂ©rie estĂ¡ completa na estante, Ă© possĂ­vel ler a palavra MAGO. SĂ³ eu achei isso incrivelmente legal?


10 comentĂ¡rios

  1. Oii Tata!
    Confesso q amo o gĂªnero tbm, mas tbm sinto falta dos antigos...
    Eu ainda nĂ£o li o vol 1 mas tenho uma grande curiosidade em conhecer a sĂ©rie, espero conseguir em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Tata, fantasia nĂ£o Ă© meu gĂªnero preferido, na verdade creio que nunca li um livro do tipo. PorĂ©m, a "Saga do Mestre" parece ter combinações de elementos perfeitos para uma boa leitura, mesmo com o escritor se preocupando mais com a estĂ©tica do texto, deixando o livro mais denso e enjoativo.
    E para quem acompanha uma saga Ă© muito bom ver a evoluĂ§Ă£o de um personagem, como vocĂª teve a chance de presenciar.
    Minha primeira fantasia lida serĂ¡ essa, espero nĂ£o me decepcionar.

    ResponderExcluir
  3. Tata!
    Devo concordar com vocĂª, os autores de fantasia tem sido um tanto desleixados com o conteĂºdo de seus livros, ainda assim, gostamos de ler, nĂ©?
    Bom ver que nesse segundo volume, mesmo com a passagem de tempo, tanto as personagens, quanto e os mundos conseguem evoluir, apesar da guerra.
    Semaninha De muita luz e paz!
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorĂ¢ncia.” (SĂ³crates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tata!!
    Nossa como ainda nĂ£o conhecia essa sĂ©rie Saga do Mago!! Simplesmente adoro livros de fantasia!! Mas infelizmente nĂ£o conhecia esses livros, gostei muito da premissa dos dois primeiros livros e espero ler essa sĂ©rie!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Tenho o box dessa saga mas ainda nĂ£o li e pela resenha estou perdendo uma grande historia, adoro fantasia, que bom que Pug cresce nesse volume como mago, pois fiquei preocupada dele continuar sem magia, assim ficaria sem graça rs.

    ResponderExcluir
  6. Este comentĂ¡rio foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro livro de magos adoro entrar em um mundo de fantasias, vou amar ler.Primeiro tenho que ler o primeiro para poder entender o segundo.

      Excluir
  7. Oi.
    Gosto desse gĂªnero, apesar de ultimamente nĂ£o estar lendo muito. Mas boas indicações Ă© que nĂ£o faltam. A começar por essa sĂ©rie, muito interessante!
    Que bom que jĂ¡ tem os dois livros disponĂ­veis.
    Ă“tima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. ah eu estou louca para ler esse livro ou melhor essa série
    eu amo livros de fantasia e te entendo as vezes a gente lĂª tanto que começa a ficar chateado que a qualidade nĂ£o estĂ¡ boa
    mas que bom que ele renova
    depois da sua resenha ele subiu vĂ¡rias posições na minha lista!

    ResponderExcluir
  9. Eu li o primeiro livro tem uns dois anos...Eu nem lembro mais a histĂ³ria direito, pra falar a verdade.,.Mas eu lembro que eu gostei bastante hahahaha É bom saber que o autor continua com a qualidade, entĂ£o Ă© mais um empurrĂ£ozinho pra eu continuar comprando e lendo a sĂ©rie, assim q possĂ­vel. bjbj

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!