Leitura da Drica: Maurício - A História Que não Está No Gibi


“Tudo que está na minha biografia é verdade, aconteceu mesmo, ou eu acho que aconteceu.” – Mauricio de Sousa.“Ideias mudam o mundo – poucos chavões são tão verdadeiros e inspiradores. Não mudei o mundo nenhuma vez. Mas, à minha maneira, acho que o melhorei um pouquinho ao gerar bons momentos, diversão e entretenimento para milhões de brasileirinhos. Raros são os autores, no Brasil e no exterior, que podem dizer que foram lidos com o mesmo prazer por avós, filhos e netos. Ou que carregam na bagagem a honra e o privilégio de saber que suas criações, com gibis ou livrinhos agindo como cartilhas informais, ensinaram pelo menos três ou quatro gerações a ler – disparado, meu maior orgulho. Em última instância, sou um sobrevivente, um homem que começou do nada, realizou seu sonho e não quer desistir dele de jeito nenhum. Enquanto eu estiver por aqui, saiba que foi você quem sempre alimentou meus sonhos. Depois que eu partir, não se esqueça de que ideias, e também sonhos improváveis, é que movem o mundo. De um jeito ou de outro, sempre estarei com vocês.” Mauricio
Mauricio - A História Que Não Está No Gibi
Mauricio de Sousa
Ano: 2017
Páginas: 336
Idioma: português
Editora: Primeira Pessoa
“Ideias mudam o mundo – poucos chavões são tão verdadeiros e inspiradores para quem não liga de se inspirar em chavões. Steve Jobs fez a mágica pelo menos três vezes, com iPod, iPad e iPhone. Não mudei o mundo nenhuma vez. Mas, à minha maneira, acho que o melhorei um pouquinho ao gerar bons momentos, diversão e entretenimento para milhões de brasileiros.”
Aí a Natália, da Editora Arqueiro, manda o release dos lançamentos do mês de agosto... surtei total!!! Fui logo falando: “Ninguém pega! O do Maurício é meu!!!”

Como não devorar a autobiografia do homem que me fez ser viciada em leituras, me influenciou e ensinou muitas lições e com quem eu cresci?

Tenho certeza de que muitos de vocês também viveram essas experiências.
Primeira tirinha publicada

A mente brilhante que nos embalou por tanto tempo, e ainda nos embala, não teria uma história de vida menos interessante, não é mesmo? E Maurício não se faz de rogado e nos leva das altas gargalhadas até aquele velho nó na garganta.

“No início, se algum jornalista se perguntasse o que um caipira estava fazendo na redação de um dos principais jornais da capital, bastava eu conversar por 10 minutos com ele para ganhar respeito. Sim, eu era inexperiente, tímido e desmaiava se via sangue, mas também era jovem, cheio de empolgação e energia, minha bagagem cultural era respeitável, e eu não tinha namorada nem nada que me distraísse. Eu só trabalhava.”

O livro nos guia através da sua vida pessoal, desde antes mesmo do seu nascimento, passando pelos primeiros desenhos, o primeiro não, o início de sua carreira, as dificuldades pessoais e profissionais, os casamentos e nascimento dos filhos, os amigos feitos até hoje pelo mundo afora, até o sucesso estrondoso.

“Enquanto minha avó me introduzia no mundo das histórias, minha mãe me apresentava o mundo real e meu pai me mostrava o que fazer com ele.”

Se foi fácil? Não mesmo! Até o Maurício ouviu um não veemente, seguido de um total desencorajamento para que ele desistisse da sua carreira de desenhista, sob o argumento de que isso não dava dinheiro. Além de nunca ter conseguido terminar os seus estudos. Primeiro por causa de implicância de um professor de matemática, e depois por ter tido que começar a trabalhar.


Obrigada, Maurício, por acreditar em você e no seu potencial. Ou, até mesmo, pela sua teimosia. O que seria de mim sem ela?

Conta também como cada personagem surgiu, o que há por trás de cada um, os diversos trabalhos que realizou ao longo da vida e a ascensão da marca, hoje Maurício de Sousa Produções.


Adorei a forma do Maurício de encarar a vida e o seu quase jargão “E por que não? ” para toda ideia nova ou desafio que lhe apresentam. E o seu sentimento de família. Ela está presente em tudo o que ele faz, desde aos personagens nas tirinhas, a maioria inspirado em seus membros, até no dia-a-dia do seu trabalho. Família que vai para o quadrinho e trabalha unida, permanece unida!


Não bastasse tudo isso, ainda somos apaixonados pelo Charles Schulz, criador do Snoopy. O Maurício queria ser como ele.

Além de um desenhista fantástico, Maurício se mostra um talentoso escritor. Tudo bem que a vida do cara é muito interessante, mas em momento algum a leitura se torna tediosa. A única vontade é de devorar tudo, mesmo quando você já sabe o que vai acontecer.


Se você é fã da turminha, tem que ler esse livro. E se você não, ele deve ser leitura obrigatória para você deixar de bobeira e se apaixonar pelos personagens e pelo pai deles!!!
“Mas o que fazer com as ideias que não paravam de surgir? O filósofo grego Aristóteles dizia que a potência que não se transforma em ato se encerra na sua inutilidade de nada ser. Jeito bonito de dizer que não dá para ser feliz se você tem uma ideia, um projeto ou sonho e não via atrás, deixando as oportunidades se esvaírem. Não consigo fazer isso. Se enxergo uma possibilidade, não sossego até materializá-la, testá-la, consumá-la. Muita coisa deu errado. Mas muita coisa também deu certo. O único jeito de descobrir é tentando.” 

5 comentários

  1. Ah, que bacana. Já fiquei com muita vontade de ler. Meu amigo tem, vou aproveitar e pegar emprestado um dia. Acho que Turma da Mônica fez parte da infância de muita gente, é ótimo! Eu sempre digo que vou comprar vários gibis para meus filhos lerem (quando eu tiver, hahahah)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Turma da Mônica faz parte da minha vida, seja na infância, ou seja, agora no presente. Preciso ler esse livro e me deliciar com essa historia ♥

    ResponderExcluir
  3. Drica!
    O Maurício também é um dos meus ídolos da infância, pode crer.
    Cresci lendo os primeiros gibis criados por ele e gostaria demais de poder ler sua biografia que parece excepcional como ele mesmo é ao criar tantas personagens fantásticas e uma família tão linda!
    Desejo uma semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Deve ser incrível esse livro, poder saber mais sobre o Maurício e sua turminha inesquivável, que fez e faz parte da vida de muitas pessoas. Que diferença da primeira tirinha para as de hoje mudou muito rs. Uma turma bem criada e bem elaborada não tem como se apaixonar.

    ResponderExcluir
  5. Desde que vi este livro entre os lançamentos da editora, fiquei encantada para conhecer sobre a vida pessoal do pai da turma da mônica, que fez parte da minha infância, e que teve uma grande influência na minha paixão pela leitura. Acredito que sempre temos que acreditar no nosso potencial, como Maurício, que não desistiu mesmo os outros dizendo que não iria conseguir. Bela estória, já quero ter está obra em mãos.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!