O clube do livro do fim da vida, Will Schwaibe

"O que vocĂª estĂ¡ lendo?”. Esta Ă© a pergunta que Will Schwalbe faz para a mĂ£e, Mary Anne, na sala de espera do instituto do cĂ¢ncer Memorial Sloan-Kettering. Em 2007, ela retornou de uma viagem de ajuda humanitĂ¡ria ao PaquistĂ£o e ao AfeganistĂ£o doente. Meses depois, foi diagnosticada com um tipo avançado de cĂ¢ncer no pĂ¢ncreas.
Toda semana, durante dois anos, Will acompanha a mĂ£e Ă s sessões de quimioterapia. Nesses encontros, conversam um pouco sobre tudo, de coisas triviais como o cafĂ© da mĂ¡quina ao que, para eles, realmente importa: a vida e os livros que estĂ£o lendo. A lista vai do clĂ¡ssico ao popular, da poesia ao mistĂ©rio, do fantĂ¡stico ao espiritual. Eles compartilham suas esperanças e preocupações atravĂ©s dos livros prediletos.
As conversas tornam-se um momento de profunda confiança e intimidade. MĂ£e e filho se redescobrem, falam de fĂ© e coragem, de famĂ­lia e gratidĂ£o, alĂ©m de serem constantemente lembrados do poder que os livros tĂªm de nos reconfortar, surpreender, ensinar e dizer o que precisamos fazer com nossas vidas e com o mundo.
Em O clube do livro do fim da vida, o autor faz uma declaraĂ§Ă£o de amor Ă  mĂ£e, percorrendo a vida da corajosa e especial Mary Anne, a carreira nos anos 1960, o trabalho voluntĂ¡rio em paĂ­ses em guerra e, finalmente, o projeto de fundar uma biblioteca nĂ´made no AfeganistĂ£o. Mesmo muito debilitada, ela nĂ£o abre mĂ£o de fazer com que o tempo que lhe resta seja Ăºtil — para a famĂ­lia, os amigos ou uma criança necessitada do outro lado do mundo. Uma alegre e bem-humorada celebraĂ§Ă£o da vida.
O Clube do Livro do Fim da Vida
Uma histĂ³ria real sobre perda, celebraĂ§Ă£o e o poder da leitura
Will Schwalbe
Ano: 2013
PĂ¡ginas: 292
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Objetiva
“Estamos todos no clube do livro do fim da nossa vida, quer admitamos isso, quer nĂ£o; cada livro que lemos pode muito bem ser o Ăºltimo, cada conversa pode ser a derradeira.”
O clube do Livro do fim da vida Ă© um livro que eu nĂ£o leria... Mas sabe aquelas doideras de ler livro sem ler a sinopse antes? Foi o que aconteceu, e acabou nĂ£o sendo tĂ£o ruim.

O livro Ă© narrado por Will, personagem e autor, que conta os Ăºltimos meses de vida de sua mĂ£e apĂ³s ser diagnosticada com um cĂ¢ncer muito agressivo.

Mary Anne Schuwalbe Ă© a personagem principal do livro, professora, mulher cheia de personalidade, ativista engajada com causas sociais ao longo do mundo, e que tem sua vida toda permeada pela literatura.
Essa paixĂ£o pelos livros e a vontade de fazer com que todos tenham a mesma paixĂ£o foi a motivaĂ§Ă£o para a escrita desse livro.

Mary decide usar o seu tempo em salas de espera e de quimioterapia para ler. E como Will Ă© seu companheiro constante, eles resolvem criar um clube do livro de duas pessoas. Os dois leem o mesmo livro e, nesses momentos, discutem sua histĂ³ria enquanto relembram situações por que passaram, momentos em famĂ­lia enquanto trazem Ă  tona grandes recordações e criam novas que permanecerĂ£o nas memĂ³rias de Will por toda a vida.

Quero ressaltar a forma humana como a histĂ³ria de Mary Ă© descrita e a maneira guerreira como ela consegue passar por todos os estĂ¡gios da sua doença, do diagnĂ³stico atĂ© o fim.

Ao longo do livro, sĂ£o citados quase 100 livros, peças de teatro e poemas, alguns muito conhecidos, outros que ainda nĂ£o foram traduzidos para o portuguĂªs. AlĂ©m de citar, a maioria Ă© discutido pela dupla, alguns trazem quotes e resumos da histĂ³ria. Um verdadeiro guia de literatura.


Apesar de muitos momentos tristes, daqueles de fazer pingar lĂ¡grimas do livro, Ă© uma histĂ³ria linda de famĂ­lia e suas complicadas relações e sobre como chegar ao fim da vida de maneira digna e forte.


3 comentĂ¡rios

  1. Puxa, que enredo diferente!!! Confesso que nĂ£o conhecia o livro,mas consegui ler a resenha jĂ¡ visualizando as cenas. Filho e mĂ£e, vivendo nĂ£o somente o momento difĂ­cil,mas tambĂ©m aprendendo e compreendendo nĂ£o sĂ³ a doença,mas principalmente, os momentos juntos. Um clube de dois!
    Deve ter sido emocionante, sem contar tambĂ©m a parte da indicaĂ§Ă£o de nomes de livros, cinema e teatro.
    Vai para a lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Puxa, minha querida XarĂ¡,
    Fiquei louca de curiosidade para ler o livro agora, rsrsrsrs

    Um grande abraço,

    Drica Moreira
    https://testelivroseideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi Drica
    Achei o tĂ­tulo muito interessante. Eu acho que eu gostaria de ler esse livro, nĂ£o Ă© o seu tipo de leitura, mas Ă© o meu hehe. Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!