Assim na terra como embaixo da terra, Ana Paula Maia

“Esta obra de Ana Paula Maia serĂ¡ lembrada como um instante de alta voltagem literĂ¡ria que desloca seu leitor de algum lugar confortĂ¡vel.” – Marcia Tiburi
Uma colĂ´nia penal isolada – um terreno com um histĂ³rico tenebroso de assassinato e tortura de escravos –, construĂ­da para ser um modelo de detenĂ§Ă£o do qual preso nenhum fugiria, torna-se campo de extermĂ­nio. EspĂ©cie de capitĂ£o do mato/carcereiro, MelquĂ­ades Ă© o algoz dos presos, caçando e matando-os como animais, apenas por satisfaĂ§Ă£o pessoal. Os presos, cada qual com sua histĂ³ria, estĂ£o sempre planejando a prĂ³pria fuga, sem saber se vĂ£o acabar mortos pelos guardas ou pelo que os espera do lado de fora da ColĂ´nia.
Assim na Terra Como Embaixo da Terra
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 144
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Grupo Editorial Record


Uma prisĂ£o isolada do mundo. Um general assassino. Homens que estĂ£o a um fio de perder as esperanças. Esse Ă© o cenĂ¡rio apresentado em Assim na terra como embaixo da terra, da escritora Ana Paula Maia.

A colĂ´nia penal Ă© comandada por MelquĂ­ades. Um homem que acredita que lugar de bandido Ă© enterrado e morto na bala. Um oficial do Estado estĂ¡ prĂ³ximo de chegar e avaliar a situaĂ§Ă£o encontrada na colĂ´nia e, assim que notar a quantidade de presos restante, irĂ¡ perceber que algo estĂ¡ errado.
Vez ou outra, MelquĂ­ades faz uma caça aos javalis, porĂ©m, ao invĂ©s de caçar animais, ele caça seus prĂ³prios presos, e quem conseguir fugir, estĂ¡ livre, porĂ©m nenhum que tentou obteve sucesso.

A cada dia que passa, os presos alimentam o medo de morrer e, junto com os segredos que estĂ£o enterrados na colĂ´nia, ninguĂ©m vai desejar ter nascido.

Conhecemos os personagens Bronco Gil, ValdĂªnio e outros azarados que estarĂ£o na mira de MelquĂ­ades, e uma coisa estĂ¡ dita: quem entra na colĂ´nia nunca sairĂ¡ o mesmo.

A escrita Ă© muito envolvente. NĂ³s sentimos o medo dos presos, a loucura depravada de MelquĂ­ades e a cada pĂ¡gina virada, um novo pavor se instala dentro de nĂ³s. Teria esse lugar assombroso uma chance de criar esperança?

Esse foi o meu primeiro contato com a escritora, e depois de conhecĂª-la pessoalmente, percebi que suas palavras ainda vĂ£o me surpreender muito.


14 comentĂ¡rios

  1. Minho!
    NĂ£o conheço a escritora, mas jĂ¡ gostei da ousadia dela em trazer um tema tenso e intrigante.
    cheirinhos

    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Me interessei bastante pelo livro com a sua resenha, parece ser bem legal o livro
    E também estou super apaixonado pela foto e pela capa do livro

    ResponderExcluir
  3. Literatura nacional de primeira linha! TĂ£o gostoso ler resenhas assim, ainda mais neste cenĂ¡rio meio tenebroso!
    Fazia tempo que nĂ£o lia ou via nada que trouxesse isso de prisões, ainda mais com assassinatos.
    Com certeza, vai para a lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito desse gĂªnero da literatura nacional.
    É uma leitura forte, sinto que vai arrancar lĂ¡grimas e fazer refletir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Confesso que nunca vi um livro com uma histĂ³ria assim e, apesar de quase nĂ£o ler nacional, me interessei bastante por esse. Parece ser uma histĂ³ria pesada, mas que gera esperança e deixa o coraĂ§Ă£o apertado durante toda a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo. aproveita que ele sempre estĂ¡ com um preço bacana!

      Excluir
  6. A Ana Paula Maia Ă© incrĂ­vel mesmo! Dela eu li o "Enterre os seus mortos" e fiquei fascinada com o seu jeito cru e objetivo, porĂ©m profundo de dizer as coisas. Este Ă© um dos que eu quero ler ainda, na verdade todos os dela jĂ¡ estĂ£o na minha incomensurĂ¡vel lista! rsrsrsrs BeijĂ£o! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou louco para ler Enterre os seus mortos! Conhecer a Ana Paula foi sensacional! Aposto que vai adorar esse livro!

      Excluir
  7. Que capa maravilhosaaaa!
    Quando li que o homem caçava javalis jĂ¡ fiquei tipo "VOU PASSAR LONGE DESTE LIVRO", mas a frase seguinte me deixou bem surpresa.
    JĂ¡ salvei aqui para procurar mais tarde!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!