O Corvo, Edgar Allan Poe


Escrito hĂ¡ quase duzentos anos, esse poema atravessa gerações e continua sendo um marco da literatura mundial. ImprescindĂ­vel para todos os apaixonados por literatura, O Corvo Ă© considerada a obra-prima de Edgar Allan Poe. Mesmo tendo escrito diversos livros e contos, nenhuma outra histĂ³ria atraiu tantos leitores e tamanho respeito pela crĂ­tica especializada. Um homem atormentado pela morte da amada Ă© despertado pelo barulho incessante de um corvo e a trama que se desenrola no poema demonstra tanto a genialidade do autor quanto os demĂ´nios que ele carregava. Dizem que a vida imita a arte, mas nesse caso, a arte imitou a vida. O Corvo foi publicado dois anos apĂ³s a morte precoce da esposa de Poe. E, como muitas vezes acontece, o autor nĂ£o teve tempo para ver o sucesso de sua obra. Morreu na misĂ©ria e sem saber que seu corvo atormentaria muitas outras almas mesmo anos depois de sua morte.
O Corvo
The Raven - EdiĂ§Ă£o bilĂ­ngue
Ano: 2020 
PĂ¡ginas: 96
Idioma: portuguĂªs
Editora: Faro Editorial

A Faro Editorial homenageia o cĂ©lebre escritor Edgar Allan Poe com o lançamento de uma verdadeira obra-prima. AlĂ©m de ser o seu poema mais conhecido no mundo, a Faro presenteou os leitores com uma ediĂ§Ă£o riquĂ­ssima, de capa dura, bilĂ­ngue (vocĂª acompanha, lado a lado, o poema original e a sua traduĂ§Ă£o), e cheia de ilustrações gĂ³ticas, sombrias e incrĂ­veis que ajudam o leitor mergulhar em toda a melancolia dos versos de Poe. 

Escrito em cento e oito versos e com um tema central bem simples, O Corvo acompanha um homem atormentado e sofrendo pela morte de sua amada Lenore. Enquanto vive a sua angĂºstia, ele recebe a visita de um corvo que parece buscar abrigo durante uma noite de chuva torrencial, que pousa no busto de Pallas Atenas, a deusa grega da sabedoria. É a presença desse animal peculiar, capaz de vociferar a palavra 'nothing more', que empresta o tom e o ritmo do poema, sendo o refrĂ£o em todo final de estrofe, e com a qual ele responde a todas as indagações do autor, o que o deixa extremamente contrariado. 

Sua primeira publicaĂ§Ă£o aconteceu no New York Evening Mirrorem, em 29 de janeiro de 1845 e logo passou a ser um dos poemas mais conhecidos do mundo literĂ¡rio. Segundo Poe, o poema foi escrito com a precisĂ£o de um problema matemĂ¡tico, mesmo que seja tĂ£o imbuĂ­do de sentimentos sombrios e melancĂ³licos. 



Um comentĂ¡rio

  1. Um livro tĂ£o curtinho,mas que traz a maior essĂªncia de Poe!
    Eu jĂ¡ li uma outra versĂ£o hĂ¡ muito tempo rs e com certeza, este Ă© um livro que tenho muita vontade ter na estante e em mĂ£os!!!
    beijo

    Angela Cunha/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!