Moletom, Júlio Azevedo



Em 'Moletom', Julio Azevedo — o jovem autor da página de mesmo nome do Facebook — mostra, por meio de uma narrativa envolvente e ilustrações poéticas, que não adianta tentar fugir dos problemas: eles nos perseguem até que os encaremos de frente. Seu protagonista, Pedro, está fugindo de algo. Ele acaba de chegar em uma nova cidade, onde ficará hospedado na casa da tia por algum tempo, e essa mudança representa para ele um recomeço, um escape de algo que está causando uma grande angústia. Assim que chega a esse novo ambiente, no entanto, ele conhece Lucas, um garoto que despertará exatamente os sentimentos que ele estava tentando evitar.

Moletom
Julio Azevedo
Ano: 2017 
Páginas: 168
Idioma: português
Editora: Globo Alt

Fugindo dos problemas e discussões com a família, Pedro sai de casa para passar um tempo na casa de sua tia 

Mas no caminho de Pedro tinha uma cafeteira e nela trabalhava um barman encantador que faria o coração de Pedro se sentir vivo mais uma vez. Com um papo gostoso, esse encontro inusitado transforma Pedro e Lucas em amigos que se admiram e essa amizade logo vira um romance daqueles de aquecer o coração, mas com prazo de validade. Afinal, Pedro ainda tem que voltar pra casa.

Com uma leveza surpreendente, mesmo nos momentos mais tensos, Júlio Azevedo nós entrega um texto fácil e gostoso de ler, cheio de ilustrações e poemas que encantam ainda mais. Além da narrativa impecável, os personagens muito bem construídos, daqueles que poderiam ser seu vizinho do lado. Quero destacar a tia Marina, solteirona excêntrica (palavras de Pedro!), fada sensata, que também já teve seus parrengues com a família, que o apoia mas também puxa a orelha. E a prima Amanda, garota descolada e aquela amiga sinceros que todo mundo precisa ter.

A história também traz temas pesados como a violência contra a comunidade LGBTQIA+, a intolerância e a não aceitação por parte da família. Mas também fala de redenção e de como o amor pode curar e transformar dor em alegria. 

Moletom é daqueles livros curtinhos que você lê em um dia, mas que vai deixar o seu coração marcado por muito tempo. 

Um comentário

  1. Eu estava vivendo um dia daqueles estes dias, uma crise de ansiedade, tristeza, choro...e minha neta bagunçando em volta. Vó, me ajuda, vó brinca comigo, vó...
    Eu fui pro quarto, sentei na cama e comecei a chorar que nem uma doida. Ela foi, me abraçou e eu falei pra ela: vontade sumir de casa.
    Ela me olhou: vamos vó, eu vou com você.
    Aí que eu chorei mesmo rs mas depois sorri, pois nossos "problemas" vão com a gente, independente de onde formos.
    Um livrinho que já me ganhou pelo tema!
    Beijo

    Angela Cunha/O Vazio na flor

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!