Leitura da Drica: Outro dia, David Levithan - @Galera

Um dos mais inovadores autores de livros jovem adulto e o primeiro a emplacar uma trama gay na lista do New York Times, David Levithan retoma a sua mais emblemĂ¡tica trama em "Outro Dia". Aqui, a jĂ¡ celebrada — com vĂ¡rias resenhas elogiosas — histĂ³ria de "Todo Dia" Ă© mostrada sob o ponto de vista de Rhiannon. A jovem, presa em um relacionamento abusivo, conhece A, por quem se apaixona. SĂ³ que A, acorda todo dia em um corpo diferente. NĂ£o importa o lugar, o gĂªnero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que sĂ³ por um dia. Mas embarcar nessa paixĂ£o tambĂ©m traz desafios para Rhiannon. Todos eles mostrados aqui.



Outro Dia
David Levithan
Ano: 2016
PĂ¡ginas: 322
Editora: Galera Record


Ah, eu e essa minha mania de nĂ£o querer ler a orelha do livro e consumir compulsivamente...

Todo dia Ă© um dos livros mais lindos que li e narrado com uma sensibilidade incrĂ­vel (leia a resenha aqui). EntĂ£o, quando soube do lançamento de Outro dia, absolutamente surtei! Tinha que ler esse livro a todo custo! Queria saber mais sobre A e Rhiannon, e tinha real necessidade disso.

“As coisas estavam ruins nesse nĂ­vel. Ou talvez pareciam ruins nesse nĂ­vel. Agora nĂ£o sei mais. NĂ£o consigo distinguir. Tudo o que eu sei Ă© que estava convencida de que ninguĂ©m ligaria se eu morresse. Eu tinha fantasias elaboradas sobre o meu funeral supersimples: ninguĂ©m presente alĂ©m dos meus parentes. Nenhum garoto chorando na primeira fila. NinguĂ©m que pudesse se levantar e falar sobre mim como se realmente me conhecesse.
...Quando pensamos estar em busca da morte, quase sempre estamos, na verdade, em busca do amor.Sem dĂºvida era esse o meu caso. Porque Justin chegou e me deu o sentido que eu procurava. Justin se tornou o cara que desejei que chorasse a minha morte, e isso levou a outros amigos, a outras pessoas que chorariam a minha morte. Consegui encher meu funeral de gente atĂ© nĂ£o querer mais um funeral.”
SĂ³ quando estava com os livros em mĂ£os que me dei ao luxo de ler a sinopse e descobri que o ‘novo livro’ nĂ£o trazia necessariamente uma nova histĂ³ria, e sim a visĂ£o de Rhiannon de todos os acontecimentos narrados em Todo dia. Ok, ok, isso nĂ£o Ă© motivo para desanimar, ler sobre um dos seus personagens preferidos Ă© sempre bom.

Apesar do meu aborrecimento, entendo a necessidade do Levithan em fazer isso. JĂ¡ que A narra o primeiro livro, a gente conhece Rhiannon apenas atravĂ©s do seu olhar de apaixonado que vai sempre pintar um cenĂ¡rio perfeito, nĂ£o sabemos os reais sentimentos dela, suas dĂºvidas, suas inseguranças.

Mas vamos contar um pouco da histĂ³ria. Rhiannon Ă© uma adolescente que estĂ¡ no ensino mĂ©dio, estĂ¡ em um relacionamento abusivo e nĂ£o se dĂ¡ bem com os pais. O mundo dela e o seu comportamento giram em torno do humor do namorado, jĂ¡ que seu Ăºnico objetivo Ă© nĂ£o o contrariar e fazĂª-lo feliz. Apesar de parecer que nada Ă© capaz de fazer isso. AtĂ© o dia em que ele nĂ£o parece ser a mesma pessoa. NĂ£o que isso nĂ£o seja bom! Na verdade, isso Ă© perfeito! Os dois vivem o dia ideal para ela, ele Ă© carinhoso, romĂ¢ntico, divertido e sensĂ­vel, tudo o que ela sempre esperou dele.

Rhiannon pira quando ela descobre que quem estava com ela era A, uma pessoa fantĂ¡stica que passa cada 24 horas no corpo de alguĂ©m diferente, sabe-se lĂ¡ o porquĂª!

Sem saber o que escolher, vamos acompanhando as dĂºvidas e os medos de nossa protagonista. Afinal, desistir do que ela acredita ser um relacionamento real e escolher estar com um corpo diferente a cada dia apesar de ter a mesma alma e o mesmo coraĂ§Ă£o nĂ£o Ă© tarefa fĂ¡cil.

O que mais me decepcionou na histĂ³ria foi a Rhiannon. Ao conhecĂª-la melhor, percebi a mulher fraca que ela Ă©, em muitos momentos ela parecer preferir o sofrimento conhecido ao invĂ©s de tentar a possibilidade de viver um relacionamento pleno. Confesso que estaria muito feliz conhecendo menos sobre ela.

Mas e o livro, Ă© bom? Sim. Mas Ă© necessĂ¡rio? NĂ£o concordo.


Tire a prova, leia e me conte o que achou!


11 comentĂ¡rios

  1. Quase sempre um livro da mesma histĂ³ria, com outro ponto de vista nĂ£o Ă© necessĂ¡rio. É sĂ³ mais uma forma do autor vender, e eu realmente nĂ£o vejo necessidade. As vezes a gente atĂ© deixa de gostar do personagem. Seria bem mais proveitoso que inserissem alguns capĂ­tulos do ponto de vista dela, no livro anterior, que percebi que vocĂª amou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, plenamente, Priscila. eu jĂ¡ n tinha gostado muito da Rhiannon, quando descobri quem era ela de verdade, sĂ³ piorou.

      Excluir
  2. Drica!
    O que mais gosto no autor Ă© que os livros dele sempre levantam a bandeira do mundo gay e acho isso fantĂ¡stico.
    NĂ£o li ainda esse livro, mas todos falam muito bem.
    “NĂ£o hĂ¡ nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos nesse livro ele nĂ£o levanta a bandeira do mundo gay, mas fala sobre amar a pessoa, independente de quem ela Ă©.

      Excluir
  3. Nossa, que preguicinha que dĂ¡ esses livros com os mesmos acontecimentos do ultimo, mas com uma nova visĂ£o. Pior ainda quando o novo narrador apresentado Ă© fraco.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O novo narrador nĂ£o Ă© fraco, Eduarda, sĂ³ nĂ£o teve o meu carisma.

      Excluir
  4. Oie!
    EntĂ£o, eu ganhei esse livro em um sorteio, mas jĂ¡ fiz uma troca com ele, lĂ¡ no Skoob. NĂ£o pretendo ler, mas quero muito Todo Dia! NĂ£o acho necessĂ¡rio livros que contam a mesma histĂ³ria, sĂ³ na versĂ£o de outro personagem. Cansativo. Nem tenho curiosidade.
    Mas o primeiro sim, tenho muita curiosidade e sei que vou gostar.
    Resenha perfeita. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. NĂ£o hĂ¡ necessidade de haver um segundo livro apenas com diferente ponto de vista,sĂ³ o primeiro volume jĂ¡ vou foi bom o suficiente para mim.Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi! JĂ¡ tinha lido uma resenha do livro, gostei mto, fiquei curiosa pra conferir, pois o enredo Ă© bem bacana...
    Bjs

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!