Estante da Tata: As Tumbas de Atuan, Ursula K. Le Guin


Quando Tenar Ă© escolhida como suma sacerdotisa, tudo lhe Ă© tirado: casa, famĂ­lia e atĂ© o nome. Com apenas 6 anos, ela passa a se chamar Arha e se torna guardiĂ£ das tenebrosas Tumbas de Atuan, um lugar sagrado para a obscura seita dos Inominados.
JĂ¡ adolescente, quando estĂ¡ aprendendo os caminhos do labirinto subterrĂ¢neo que Ă© seu domĂ­nio, ela se depara com Ged, um mago que veio roubar um dos maiores tesouros das Tumbas: o Anel de Erreth-Akbe.
Um homem que traz a luz para aquele local de eternas trevas, ele Ă© um herege que nĂ£o tem direito a misericĂ³rdia.
PorĂ©m, sua magia e sua simplicidade começam a abrir os olhos de Arha para uma realidade que ela nunca fora levada a perceber e agora lhe resta decidir que fim terĂ¡ seu prisioneiro.
Finalista da Newbery Medal, que premia os melhores livros jovens de cada ano, As Tumbas de Atuan dĂ¡ continuidade ao elogiado Ciclo Terramar com uma singela histĂ³ria que rompeu com os paradigmas de heroĂ­na quando foi lançada.


As Tumbas de Atuan
Ciclo Terramar # 2
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 160
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Arqueiro

Quem viu minha resenha do primeiro livro do Ciclo de TerraMar (aqui) sabe como eu me surpreendi com o mundo criado pela lena Ursula K Le Guin.

Com 148 pĂ¡ginas, As Tumbas de Atuan Ă© um livro rĂ¡pido, fĂ¡cil e bonito de ler. É o tipo de livro que eu gostaria que existisse quando eu era criança e buscava, incessantemente, livros de fantasia que me atraĂ­ssem. Foi naquela Ă©poca que eu me apaixonei pelas CrĂ´nicas de NĂ¡rnia e eu sei que teria me apaixonado pelo ciclo de TerraMar tambĂ©m.

Como eu disse anteriormente, Usula K Le Guin foi uma mestre do gĂªnero da fantasia e seus livros sĂ£o inspiraĂ§Ă£o inegĂ¡vel para os grandes nomes da fantasia atualmente.

Eu vou tentar fazer um resumo da histĂ³ria sem dar nenhum spoilers para aqueles que nĂ£o leram o primeiro livro.

EntĂ£o, vamos lĂ¡.


No primeiro livro da sĂ©rie nĂ³s conhecemos Ged, um jovem Ă³rfĂ£o que, por uma casualidade do destino,  se tornarĂ¡ aprendiz de mago e que, em um futuro talvez nĂ£o muito distante, se tornarĂ¡ o maior feiticeiro que jĂ¡ existiu (Ursula deixa isso bem claro desde a primeira pĂ¡gina do primeiro livro).

Em as Tumbas de Atuan, a personagem principal Ă© Tenar, uma menina que desde criança foi escolhida para se tornar uma suma sacerdotisa e, como tal, a guardiĂ£ das Tumbas de Atuan.

O que acontece Ă© que as tumbas ficam em uma ilha e, por conta dos seus tesouros mĂ¡gicos, sĂ£o guardadas fielmente por um grupo de sacerdotisas que cultuam os inominados (elas sĂ£o meio doidas, se vocĂª me perguntar). Quando a sacerdotisa morre, sua sucessora Ă© escolhida atravĂ©s de uma seleĂ§Ă£o muito simples: ela tem que ter nascido no mesmo dia em que ocorreu a morte da sacerdotisa original.

Completamente conformada com seu destino e muito boa no seu trabalho como guardiĂ£, tudo muda para Tenar quando um jovem mago invade as tumbas afim de roubar um de seus tesouros.

Aquele jovem mago (obviamente, nĂ©?!?!?!) Ă© o Ged (ou gaviĂ£o, como eu prefiro chamar ele).

O mais legal desse livro nĂ£o Ă© a histĂ³ria em si, mas a liĂ§Ă£o por trĂ¡s dela. Tenar foi obrigada a se tornar aquilo que esperavam dela e nĂ£o quem ela queria ser. Ela foi obrigada a viver uma vida que nĂ£o foi a que ela escolheu e, mesmo assim, ela aceitou o que lhe foi imposto. Quando Ged chega, com sua vontade de viver, de fazer o seu prĂ³prio destino e de usar seus poderes de formas antes nĂ£o imaginadas por ela, Tenar começa a questionar sua prĂ³pria realidade, questionar as escolhas que ela nĂ£o pode fazer e que foram impostas a ela.

É muito, muito legal ver a relaĂ§Ă£o deles. Ela toda focada e sĂ©ria nos seus deveres e ele, como uma figura rebelde que questiona a sua religiĂ£o e a imposiĂ§Ă£o que a sociedade teve na vida dela.

Ged, por sĂ­ sĂ³, Ă© uma das melhores coisas nesse livro para mim. Ele Ă© um personagem maravilhoso e bem construĂ­do. A sĂ©rie se compromete claramente a mostrar o seu desenvolvimento, sua evoluĂ§Ă£o de menino Ă³rfĂ£o ao maior super mega mago de todos os tempos.

Eu nĂ£o sei o que os outros livros vĂ£o trazer, mas eu espero, de verdade, que o Ăºltimo livro da sĂ©rie mostre Ged como GaviĂ£o, mostre quem ele se tornou.

Talvez por isso, em parte, pelo menos, esse segundo livro me lembrou bastante de uma outra sĂ©rie de fantasias chamada MAGO (resenha aquiaqui e aqui) e eu nĂ£o me surpreenderia se descobrisse que O Ciclo de TerraMar fosse a inspiraĂ§Ă£o para a sĂ©rie.

O que me deixou chateada com esse livro foi o nĂºmero de pĂ¡ginas. Eu me acostumei a ler fantasias com mais de 500 pĂ¡ginas e, ter a oportunidade de visitar esse mundo novamente, em tĂ£o poucas pĂ¡ginas, foi doce e amargo ao mesmo tempo. No momento em que eu mais queria que a histĂ³ria continuasse, o livro acabou.

O livro Ă© claramente mais focado para o pĂºblico jovem e, talvez por isso, possui uma quantidade de pĂ¡ginas mais acessĂ­veis mas, a amante de fantasia aqui, gostaria que a histĂ³ria fosse um pouquinho mais longa afim de poder aproveitar a leitura por um pouquinho mais de tempo.

O que eu nĂ£o entendi foi a capa desse livro. Vamos ser francos aqui, ela nĂ£o Ă© nada atrativa. Porque fizeram isso, pelo amor de deus??? O primeiro livro tem uma capa MARAVILHOSA e eu esperava que o segundo seguisse o mesmo estilo.

Quanto a traduĂ§Ă£o e a esquematizaĂ§Ă£o do livro, a Arqueiro estĂ¡ de parabĂ©ns. As letras possuem fontes confortĂ¡veis e a diagramaĂ§Ă£o foi feita para que qualquer pessoa (de qualquer idade) nĂ£o tenha dificuldade em ler.

A sĂ©rie O Ciclo de TerraMar possui 5 livros no total e eu estou real e ansiosamente esperando pelos prĂ³ximos. 


22 comentĂ¡rios

  1. Fiquei curiosa pela capa, e fui pesquisar. NĂ£o sei se Ă© erro do meu computador ou se vocĂª nĂ£o colocou mesmo, mas nĂ£o tem capa na resenha. Eu tambĂ©m compartilho do mesmo sentimento que vocĂª: gosto de ler fantasias mais longas, apesar de que ler NĂ¡rnia foi um sacrifĂ­cio (julguem-me, nĂ£o gostei muito). Enfim, gostei da premissa do livro e vocĂª falou com tanta paixĂ£o acerca do Ged, que fiquei tentada a ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um erro da postagem, mas agora jĂ¡ estĂ¡ normalizado!!

      Sem julgamentos aqui! haha Mas que bom que tenha gostado da resenha!

      Excluir
  2. Oi, Tata!
    Eu estou querendo ler essa série desde que o primeiro foi lançado. É muito bom saber que mesmo sendo um livro curto, ele é cativante, que nos faz refletir e querer mais. Estou amando viajar por Terramar e acompanhar Ged em suas aventuras através de suas resenhas.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. NĂ£o conhecia esta sĂ©rie As Tumbas de Atuan, mas por este livro ter poucas pĂ¡ginas e a histĂ³ria parecer ser muito boa, adicionei ele em minha lista de leituras.
    Gostei muito da sua resenha e espero começar a ler a série As Tumbas de Atuan em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb nĂ£o!! E olha que Ă© um clĂ¡ssico e eu adoro fantasia! Mas fico feliz que estĂ£o finalmente publicando os livros dela aqui no Brasil.

      Excluir
  4. Fantasia nĂ£o chama minha atenĂ§Ă£o, raramente eu leio algo, sĂ³ quando vejo inĂºmeras resenhas falando que Ă© muito bom, como foi o caso de A FĂºria e e Aurora. Esse eu percebi que tem poucas pĂ¡ginas ne? Se o leitor estiver gostando da leitura, a histĂ³ria deve passar voando, o que pode nĂ£o ser muito bom como vocĂª disse.
    Um ponto bem bacana que eu gostei foi o fato de ser uma sĂ©rie, acho que assim ficamos bem mais prĂ³ximos e conhecedores dos personagens e ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb adorei A FĂºria e A Aurora!!

      Pelo que eu estou vendo, todos os livros tem de fato poucas paginas =/ DĂ¡ para ler em uma tarde!

      Excluir
  5. Oi.
    Pois Ă©, tambĂ©m acho que a capa do primeiro livro Ă© bem mais bonita do que essa. Mas, como o que vale mesmo Ă© o conteĂºdo, fico feliz em saber que que o segundo livro estĂ¡ bem desenvolvido, apesar de poucas pĂ¡ginas. Quero muito ler esse sĂ©rie, pois gosto muito desse gĂªnero, quando as histĂ³rias sĂ£o bem construĂ­das e os personagens cativam.
    Excelente resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o Ă©? AtĂ© agora estou sem entender como ou quem autorizou essa capa do segundo livro!

      Excluir
  6. Sou uma grande fĂ£ do gĂªnero e sem dĂºvida eu irei gostar de descobrir como essa sĂ©rie influenciou tantos outros autores de fantasia que tanto amamos. Um livro tĂ£o fininho, As Tumbas de Atuan dĂ¡ para ser devorado inteiro em uma Ăºnica tarde! Um infanto juvenil que estarĂ¡ em breve em minhas leituras.
    Diferente de vc, eu gostei da capa ;D
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc Ă© uma grande fĂ£ de fantasia entĂ£o esse livro Ă© para vc!!

      Excluir
  7. Tata!
    Desde a adolescĂªncia sou fĂ£ da autora, porque ela cria uma ficĂ§Ă£o tĂ£o envolvente que parece que fazemos parte de toda a aventura do livro.
    Quero demais poder ler e acompanhar a saga de Tenar.
    Uma pena mesmo o livro ser curtinho, dĂ¡ aquele gostinho de quero mais, nĂ©?
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “NĂ£o hĂ¡ saber mais ou saber menos: HĂ¡ saberes diferentes.” (Paulo Freire)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Tata!
    Eu nunca li NĂ¡rnia :/ sĂ³ assisti aos filmes. Mas pretendo ler ainda.
    A capa me atraiu e a histĂ³ria tambĂ©m.
    Confesso que nĂ£o gosto de livros curtos desse jeito. Gosto de livros com histĂ³rias bem mais desenvolvidas e com detalhes.
    O Ged parece ser um garoto muito ativo e astuto. Gosto quando o personagem tem personalidade de descobertas, de questionamentos.
    Obg pela indicaĂ§Ă£o!
    Abc

    ResponderExcluir
  9. NĂ£o li o primeiro livro ainda, mas confesso que estou bem curiosa.
    Parece ser uma aventura e tanto! Muito bem escrita.
    O livro pode ser fino, mas contanto que a histĂ³ria seja boa nĂ©? haha
    Mas também sou amante de fantasias e sempre espero livros bem recheados.
    AtĂ© que gostei da capa do livro. Mas tem que estar relacionada com a histĂ³ria nĂ©?
    O segundo livro parece ser uma Ă³tima pedida tambĂ©m e espero conferir essas obras em breve.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  10. OlĂ¡,
    NĂ£o tinha conhecimento desse livro e nem da autora. Me encantei pela trama, tem aquela fantasia que amo muito, que me faz viajar. Gostei muito dos personagem tem uma personalidade maravilhosa, fiquei bem receosa com fato da personagem pode querer fazer outras coisas sendo que tem que seguir aquilo que lhe opõem, deve ser algo triste mas mesmo assim amei a trama.

    ResponderExcluir
  11. Quando soube do lançamento do primeiro livro, e um primeiro momento me interessei pela leitura, depois de ler vĂ¡rias resenhas percebi que se trata de uma estĂ³ria de muitos sĂ©culos atrĂ¡s, e isso de certa forma me desanimou, agora lendo a resenha da continuaĂ§Ă£o, ainda sim nĂ£o conseguiu me chamar a atenĂ§Ă£o ao ponto de ter vontade de ler o livro, o que e uma pena. Para quem gosta desta premissa com certeza deveria dar uma chance.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OlĂ¡ Tata ;)
    Gosto mais da capa do primeiro livro mesmo, foi a primeira coisa que me chamou atenĂ§Ă£o quando vi no skoob.
    Adoro livros de fantasia infanto-juvenis, entĂ£o sinto que vou amar a narrativa e os personagens, principalmente da Ged! E que legal que o livro traz uma liĂ§Ă£o ;)
    Acho que vou terminar o livro querendo que ele fosse mais longo também, para aproveitar mais a leitura kkkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. OlĂ¡aa !!
    Eu nĂ£o conhecia a sĂ©rie, e nem a autora, mas confesso que fiquei super interessada nĂ£o sĂ³ por causa do enredo, mas tbm pelo jeito que vocĂª descreveu o livro, eu amo demais livros de fantasias e Ă© realmente um saco quando a histĂ³ria estĂ¡ muito boa, mas a quantidade de paginas sĂ£o poucas, eu nao gosto muito de livros curtinhos, ainda mais de fantasias, sempre fico querendo mais e mais da histĂ³ria. O livro traz realmente uma liĂ§Ă£o muito importante, e estou ansiosa para conhecer a narrativa e os personagens, principalmente Ged, que ja me encantou desde agora hahaha ! Eu nĂ£o achei a capa tĂ£o ruim kkkk, mas vou dar uma olhada na capa do primeiro livro para ver a diferença.

    ResponderExcluir
  14. OlĂ¡!
    JĂ¡ tinha ouvido falar desses livros, mas nunca tinha lido a resenha.
    Gosto muito de livros de fantasia e esse me interessou muito, gosto muito de livros juvenis tambĂ©m. EntĂ£o jĂ¡ vou anotar a dica (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar na série, mas certeza de que iria gostar, sou apaixonada por livros de fantasia.
    Pena que tenha poucas pĂ¡ginas, realmente Ă© chato quando estamos lendo e o livro acaba rapidinho, sĂ³ Ă© bom porque dĂ¡ um gostinho de quero mais..
    E em relaĂ§Ă£o a capa, eu adorei, talvez por nĂ£o ter visto a do primeiro livro, mas achei ela tĂ£o lindinha kkk *-*

    ResponderExcluir
  16. Hey,

    JĂ¡ conhecia a sĂ©rie, tanto que o primeiro livro jĂ¡ estĂ¡ no meu skoob e pretendo ler o quanto antes, essa sĂ©rie.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!