As coisas, Tobias Carvalho

SensĂ­vel e implacĂ¡vel por trĂ¡s de uma escrita limpa e simples, As Coisas traz uma costura de vivĂªncias humanas sob a Ă³tica de um jovem homossexual. O personagem constante dessas histĂ³rias trabalha, viaja, estuda, cruza ruas de metrĂ³poles agitadas, passa horas em aplicativos de encontros sexuais. NĂ£o hĂ¡ maquiagens para a solidĂ£o, nem disfarce para o sexo. Ele sente, ele quer, ele ganha e perde, transformando-se de histĂ³ria em histĂ³ria e construindo um arco narrativo que alicerça todo o livro.
Vencedor do PrĂªmio Sesc de Literatura 2018, As Coisas Ă© um panorama de vazios. Com histĂ³rias que vĂ£o da fugacidade das relações gays Ă s barreiras experimentadas pela sexualidade, o protagonista frequente destes contos vai em uma jornada em busca de coisas que ele mesmo nĂ£o pode definir: Ă© onde reside a força do promissor livro de estreia de Tobias Carvalho.
As coisas
Tobias Carvalho
Ano: 2018
PĂ¡ginas: 144
Idioma: portuguĂªs
Editora: Editora Record


Ser homossexual nĂ£o Ă© fĂ¡cil. Trazer essa realidade para uma histĂ³ria nĂ£o Ă© tĂ£o fĂ¡cil quanto parece, mas, em As Coisas, nĂ³s vemos uma realidade que atinge muitas pessoas, escrita de forma crua e impactante. As histĂ³rias de um jovem que segue sua vida monĂ³tona em meio Ă  promiscuidade e insensibilidade.

Os contos que fazem parte dessa histĂ³ria vĂ£o se costurando e, nesse percurso, somos atingidos pela força das palavras. E a inquietaĂ§Ă£o Ă© presente em muitos dos textos.

“As coisas” nĂ£o Ă© sĂ³ mais um livro sobre um personagem gay tentando se encontrar em meio ao caos de sua vida. Sua densidade nos deixa num frisson e, por mais que suas histĂ³rias sejam curtas, nĂ³s conseguimos traçar todo um passado, e consequentemente, um futuro.

Alguns dos seus contos tocam bem fundo na alma, Ă© o caso de “O pai”. A reaĂ§Ă£o de um pai intolerante diante da felicidade do filho pode ser arrasadora, e o que acontece apĂ³s a revelaĂ§Ă£o Ă© uma mistura de sentimentos difĂ­cil de suportar. A reaĂ§Ă£o do filho em ver a amargura do pai Ă© a mais dura possĂ­vel, e por mais que isso machuque, Ă© necessĂ¡rio.

O primeiro conto nos deixa chocados pela situaĂ§Ă£o embaraçosa apresentada. Os gays sĂ£o discriminados muitas vezes pela falta de pudor. Nesse conto, um jovem pretende trair seu namorado com o seu amigo mas, ao começar o ato, a culpa o atinge e nĂ³s percebemos que nem tudo pode ser levado pelo momento.

“As coisas” nĂ£o Ă© um livro para ser lido rĂ¡pido. HĂ¡ muita emoĂ§Ă£o para absorver e uma linha de vida que, muitas vezes, nĂ£o conseguimos ver, e sĂ³ quem sabe vai sentir na pele a realidade de um homossexual em um mundo de sexo e sentimentos sem cor.

Ler “As coisas” foi uma experiĂªncia bem intensa para mim. Por ter ganhado o PrĂªmio SESC de literatura 2018, eu jĂ¡ esperava algo surpreendente, e nĂ£o me decepcionei. Com certeza Ă© um livro que todos devem ler e, quem sabe, conhecer o lado obscuro dos gays. EstĂ¡ pronto para esse desafio?


12 comentĂ¡rios

  1. Nunca li nada relacionado com esta temĂ¡tica lgbt. Estava pensando em começar algum este ano, mas agora estou confusa se começo com "As Coisas" ou com "Um MilhĂ£o de Finais Felizes"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os dois! SĂ£o visões diferentes, mas muito importantes!

      Excluir
  2. Ando gostando muito que o gĂªnero esteja crescendo desta maneira. O que antes era visto como tabu ou leitura para poucos, tem ganhado cada vez mais fĂ£s e com isso, trazido muito mais emoções!
    Ainda nĂ£o tinha lido ou visto nada a respeito deste livro,mas gostei demais de tudo que li, por isso, quero muito ter oportunidade de conferir!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é lançamento, gostei muito de ter conhecido. Espero que possa ler!

      Excluir
  3. Nesses fĂ©rias eu li alguns livros desse gĂªnero e gostei bastante, acho que vou adorar essse, e o Um MilhĂ£o de Finais Felizes tambĂ©m!!

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez que vejo esse livro.
    Gosto de contos, e fiquei interessada por falar sobre a homossexualidade de uma maneira mais real.
    Os poucos que li sobre seguem um caminho mais encantador.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Minho!
    NĂ£o conhecia este livro e fico feliz que um livro com esta temĂ¡tica tenha sido lido, bem aceito e ainda mais, tenha ganhado um prĂªmio de Literatura, isso Ă© muito bom. Gosto muito do gĂªnero contos, pois apesar da brevidade e facilidade para ler, traz em sua curta duraĂ§Ă£o, elementos mais densos de uma histĂ³ria que se finda em nossas mĂ£os. A Ăºnica ressalva que eu faço (pela sua resenha, pois ainda nĂ£o li o livro e por isso nĂ£o posso falar com propriedade) Ă© sobre reafirmar na Literatura os estereĂ³tipos sobre os gays. Um deles Ă© sobre a "promiscuidade". Ou, como vocĂª disse "o lado obscuro dos gays". Todas as pessoas tem seu lado "encantador" e obscuro e hĂ¡ na comunidade gay pessoas "encantadoras" e "obscuras". Do jeito que foi trazido fica parecendo que a "promiscuidade" Ă© uma caracterĂ­stica somente de gays. Esta Ă© uma caracterĂ­stica humana, de todas as pessoas, de quaisquer sexos ou gĂªneros. A Literatura liberta e dĂ¡ representatividade, mas ela tbm pode reafirmar e cristalizar estereĂ³tipos. Temos que ter muito cuidado com isso.
    Abraços,
    Ilmara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentĂ¡rio, amiga. Terei mais cuidado em me expressar e espero que goste do desenvolvimento.

      Excluir
  6. Minho!
    devo concordar com vocĂª em alguns aspectos: a vida de uma pessoa gay nĂ£o deve ser fĂ¡cil mesmo e um autor conseguir trazer contoos relacuinados a esse mundo, que vĂ£o se entranhando, deve ser uma boa e instrutiva leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!