Dezesseis, Rachel Vincent

Em um mundo em que todos são iguais, uma garota se destaca por sair do padrão. Uma história promissora e de ritmo acelerado, escrita por Rachel Vincent, autora best-seller do The New York Times.
“Nós temos cabelos castanhos. Olhos castanhos. Pele clara. Somos saudáveis, fortes e inteligentes. Mas só uma de nós já teve um segredo.”
Dahlia 16 vê seu rosto em toda multidão. Ela não tem nada de especial – é apenas uma entre as outras cinco mil garotas que foram criadas visando o bem da cidade. Ao conhecer Trigger 17, porém, tudo muda. Ele a considera interessante. Linda. Única. Isso significa que ele deve ser defeituoso.
Quando Dahlia não consegue parar de pensar nele – nem resistir a procurá-lo, ainda que isso signifique quebrar as regras – ela percebe que deve ser defeituosa também. Mas, se ela for defeituosa, todas as idênticas também são. E qualquer genoma com defeito descoberto deve ser recolhido. Destruído. Ser pega com Trigger não apenas selaria o destino de Dahlia, mas o das cinco mil garotas com o mesmo rosto. No entanto… e se Trigger estiver certo? E se Dahlia for mesmo diferente? Subitamente, a garota que sempre seguiu todas as regras começa a quebrá-las, uma a uma…
Dezesseis
Em um mundo em que todos são iguais ela ousou sair do padrão
Ano: 2017 
Páginas: 240
Idioma: português
Editora: Universos dos Livros

Hoje é dia de distopia!

A cidade é Lakeview e lá tudo funciona como um reloginho suíço. As pessoas são geradas em laboratórios de genética onde tem seu DNA manipulado para serem adequadas a determinada função além de serem criadas em ‘lotes’ de 5.000 e todas são exatamente iguais fisicamente. Ah, lá as pessoas já superaram a ‘selvageria’ que é fazer um filho entre 2 pessoas. Suas vidas são controladas e monitoradas a cada instante e seu único objetivo é o bem da cidade.


" Lakeview não tem espaço para ego ou orgulho próprio, e a Administração não recompensa nada disso colocando você numa posição de autoridade e instrução de jovens mentes. Você é apenas um pixel entre os milhares necessários para formar uma imagem clara. "

Quem nos guia por esses caminhos estranhos e Dahlia 16, assim chamada porque tem 16 anos. Ela é uma agricultora hidropônica que não conhece nada do lugar onde vive porque as regras dizem que saber demais pode ser perigoso.

A vida de Dahlia começa a seguir um rumo que a Administração não aprovaria quando, convocada a comparecer a sede, fica presa no elevador com o soldado Trigger 17, responsável por acompanhá-la. E então os dois entram num looping de quebra de regras que poderia causar o ‘descarte’ de todos os seus iguais. Afinal, se todas têm o genoma igual e uma delas falhou, todas têm a mesma anomalia, ou não??? A primeira infração é conversar um com o outro, o que é terminantemente proibido.


" É fácil seguir as regras quando você nunca teve a oportunidade de infringi-las. " 

Moletom, Julio Azevedo

Em 'Moletom', Julio Azevedo — o jovem autor da página de mesmo nome do Facebook — mostra, por meio de uma narrativa envolvente e ilustrações poéticas, que não adianta tentar fugir dos problemas: eles nos perseguem até que os encaremos de frente. Seu protagonista, Pedro, está fugindo de algo. Ele acaba de chegar em uma nova cidade, onde ficará hospedado na casa da tia por algum tempo, e essa mudança representa para ele um recomeço, um escape de algo que está causando uma grande angústia. Assim que chega a esse novo ambiente, no entanto, ele conhece Lucas, um garoto que despertará exatamente os sentimentos que ele estava tentando evitar.
Moletom
Julio Azevedo
Ano: 2017 
Páginas: 168
Idioma: português 
Editora: Globo Alt

Após Pedro ter uma discussão com os seus pais a respeito da sua sexualidade, ele resolve ir para a casa de sua tia e procurar um novo rumo na sua vida.⁣ ⁣

Enquanto perambula pela cidade para se situar melhor, começa a chover e ele precisa proteger os seus manuscritos. O abrigo mais próximo é uma cafeteria, e tentando evitar o alvoroço que causou ao entrar desesperadamente, pede um café ao atendente. Mal imaginava que esse café seria o início de tudo.⁣

Lucas, o atendente, tenta começar uma conversa agradável, mas Pedro sai tão desnorteado, que acaba esquecendo sua mochila com os escritos. A partir daí, uma amizade irá crescer entre eles e, com isso, um novo amor.⁣

Mas existe um porém: como nutrir um sentimento por alguém quando não se sabe quanto tempo vai ficar nessa vida nova?⁣

Zahar na Bienal do Livro Rio 2019!


De 30 de agosto a 8 de setembro, a Zahar estará na XIX Bienal do Livro Rio e contará com a presença de importantes autores, lançamentos e novidades.

Com estande assinado mais uma vez pela arquiteta Bel Lobo – parceria que já rendeu premiação à editora – o espaço abrigará os tão desejados Clássicos Zahar, lançamentos e sucessos do catálogo, além de destaques da Pequena Zahar.


Não deixe de nos visitar!

Estaremos localizados no Pavilhão Azul, estande G70.

Programação no Café Literário
 
7/9 - Sobre autoritarismo e democracia

Sábado, às 13h

O cientista político Steven Levitsky, autor do best-seller
 Como as democracias morrem – com 70 mil exemplares  vendidos – participará de mesa sobre as raízes do autoritarismo e as fragilidades do sistema democrático no Brasil e no mundo, com a historiadora Lilia Schwarcz.

Mediação: Marcelo Lins
levitsky
melina
8/9 - Um longo olhar sobre o Brasil

Domingo, às 19h

Melina Risso, especialista em políticas públicas e coautora, com Ilona Szabó, do livro
 Segurança pública para virar o jogo, conversará com os jornalistas Miriam Leitão e Mário Magalhães sobre fatos recentes da História do Brasil para lançar um olhar múltiplo sobre o futuro do país.

Mediação: Bernardo Mello Franco
4/9 - A beleza que vem do Japão

Quarta, às 17h

Lúcia Hiratsuka, premiada autora e ilustradora de
 Chão de Peixes eOrie, falará com os escritores Angel Bojadsen e André Kondo sobre a influência e o alcance da literatura e da cultura do Japão – país homenageado nesta edição da Bienal.

Mediação: Sônia Luyten
lucia
ana lucia
31/8 - Meio ambiente, ambiente de todos nós

Sábado, às 13h

Autora de Novos tempos, a jornalista Ana Lucia Azevedodebaterá com o líder indígena Ailton Krenak e com a jornalista Cristina Serra sobre tragédias ambientais recentes e a ação nociva do homem sobre a natureza.

Mediação: Emanuel Alencar

 

Palestras seguidas de sessão de autógrafos no Café literário.

Programação na Arena #SemFiltro
 
8/9 - Literatura Trans

Domingo, às 19h

A psicanalista Natália Travassos, autora 
de Transexualidade, participará de bate-papo sobre Literatura LGBT, compartilhando seu trabalho e pesquisa com pessoas transexuais.

Mediação: Felipe Cabral
natalia

No estande da Zahar 
 
mockup

Lançamento do audiolivro Como as democracias morrem narrada pela atriz Erika Riba e produzido pela Zahar em parceria com o Selo Sputnik Phonograms.
4/9 - Demonstração de sumiê com Lúcia Hiratsuka

Quarta, às 15h


Apresentação da delicada técnica oriental de desenho usada na obraChão de Peixes e sessão de autógrafos com a autora.
chão

No Fórum de Educação
(exclusivamente para professores)
 
3/9 - Vozes no parque

Terça, às 15h

Um mergulho na obra de 
Anthony Browne através do livro Vozes no parque.
vozes4
Confira mais detalhes sobre a programação da Zahar na
Bienal do Livro Rio!

Em setembro na Coleção Pin Arqueiro!

A intérprete é o primeiro romancede Annette Hess e foi vendido para 21 países
Tendo como pano de fundo os julgamentos de Auschwitz, este sucesso internacional de Annette Hess conta uma história arrebatadora sobre uma jovem disposta a enfrentar a família e a sociedade para expor as verdades mais sombrias de sua nação.
O livro foi o escolhido para participar da Coleção PIN Arqueiro. A cada mês, um livro é eleito para ser acompanhado de um pin exclusivo durante a pré-venda. O que é melhor, o pin é grátis! Basta você comprar o livro nos sites parceiros que têm a promoção. Mas, atenção, essa promoção só vale durante a pré-venda.

 Conheça a história 

Para Eva Bruhns, a Segunda Guerra Mundial é apenas uma memória nebulosa da infância. Ao fim dos conflitos, Frankfurt estava arruinada, vítima dos bombardeios dos Aliados.
Agora, em 1963, a cidade está totalmente reconstruída e Eva espera, ansiosa, pelo pedido de casamento do namorado rico, sonhando com uma vida longe dos pais e da irmã.
Porém, seus planos são alterados quando o impetuoso advogado David Miller a convoca para atuar como intérprete nos julgamentos do campo de concentração de Auschwitz.
À medida que se envolve com as testemunhas polonesas, Eva começa a questionar seu futuro e o silêncio da família sobre a guerra. Por que os pais se recusam a falar sobre o que aconteceu? Ela ama mesmo o namorado e será feliz como uma dona de casa?
Determinada a fazer justiça, Eva se une a um time de promotores empenhado em condenar os nazistas - uma decisão que mudará o presente e o passado de seu país.

“Annette Hess cria uma trama cinematográfica que prende o leitor da primeira à última página.” – Der Spiegel


Um cavalheiro a bordo, Julia Quinn

Ela estava no lugar errado…
Durante um passeio pela costa, a independente e aventureira Poppy Bridgerton fica agradavelmente surpresa ao descobrir um esconderijo de contrabandistas dentro de uma caverna.
Mas seu deleite se transforma em desespero quando dois piratas a sequestram e a levam a bordo de seu navio, deixando-a amarrada e amordaçada na cama do capitão.
Ele a encontrou na hora errada…
Conhecido entre a alta sociedade como um cafajeste e um corsário inconsequente, o capitão Andrew James Rokesby na verdade transporta bens e documentos para o governo britânico.
No meio de uma viagem, ele fica assombrado ao encontrar uma mulher na sua cabine. Sem dúvida sua imaginação está lhe pregando peças. Mas, não, ela é bastante real – e sua missão para com a Coroa o deixa preso a ela.
Será que dois erros podem acabar no acerto mais maravilhoso de todos? Quando Andrew descobre que Poppy é uma Bridgerton, entende que provavelmente terá que se casar com ela para evitar um escândalo.
Em alto-mar, as disputas verbais entre os dois logo dão lugar a uma inebriante paixão. Mas depois que o segredo de Andrew for revelado, será que ele conseguirá conquistar o coração dela?
Um Cavalheiro a Bordo
Os Rokesbys #3
Ano: 2019 
Páginas: 288
Idioma: português 
Editora: Arqueiro

“ Pessoas desinteressadas eram pessoas desinteressantes.”

Poppy Bridgerton não é uma heroína comum. Desde o momento em que nasceu, ela desejava ser mais, desejava aprender mais e absorver todas as respostas para todas as perguntas. Ela está em Charmouth visitando sua querida amiga Elizabeth, depois de passar mais uma temporada em Londres. Como Elizabeth está grávida e sem poder acompanhá-la em aventuras, Poppy decide desbravar uma praia próxima sozinha. Ela descobre uma série de cavernas e já vai ficando empolgada para explorar mesmo sabendo que poderia ser perigoso. Ela encontra um esconderijo de contrabandistas e planeja voltar com uma lanterna para saber o que existe no local, quando ouve vozes. Os homens ficam surpresos ao vê-la e, sem saber o que fazer, acabam levando-a pro navio. Poppy é inteligente, engraçada, gentil e fica enlouquecida quando se vê acuada num navio estranho com um belo corsário.

Ah! E que corsário! Me apaixonei por ele no livro 1 com seus diálogos bem humorados e ácidos com Billie e estava mais que ansiosa para conhecer mais sobre ele.

“ Seu cabelo era de um tom quente de castanho, queimado de sol em alguns pontos e preso à nuca em um rabo de cavalo que poderia ser descrito como pecaminoso.”


The Loveliest Chocolate Shop in Paris, Jenny Colgan


A heartwarming, bittersweet story of life, love and chocolate. Fans of Sophie Kinsella, Jennifer Weiner and Jill Mansell will be craving sweets along with this tale of love lost and found.
Anna Trent may be a supervisor in a chocolate factory...but that doesn't necessarily mean she knows how to make chocolate. So when a fateful accident gives her the opportunity to work at Paris's elite chocolatier Le Chapeau Chocolat, Anna expects to be outed as a fraud.
After all, there is a world of difference between chalky, mass―produced English chocolate and the gourmet confections Anna's new boss creates.
But with a bit of luck and a lot of patience, Anna might learn that the sweetest things in life are always worth working for.
The Loveliest Chocolate Shop in Paris
Ano: 2013 
Páginas: 464
Idioma: inglês 
Editora: Sphere

Estou acostumada com os livros leves e cheios de humor de Jenny Colgan e esse já me surpreendeu desde o início com dois dramas bem sofridos. Como gosto das histórias dela, me aventurei mesmo assim, pois terminei de ler duas tragédias e meu coração ainda não se recuperou totalmente.

Duas emocionantes histórias de amor alternando um amor do passado e um amor do presente. Duas mulheres que se revelam, que se descobrem fortes.

Mas o que senti mais forte foi a mensagem de resiliência e perdão. Faz tempo que não sinto um aperto tão grande no peito de ter que parar de ler para poder respirar um pouco. Um dos finais mais lindos que li na vida, mesmo querendo algo diferente.

Achei lindas as cenas envolvendo Paris e deliciosas as cenas envolvendo os chocolates.

Dica do Dan



A vida secreta dos animais, Peter Wohlleben

Esquilos superprotetores, corvos apaixonados, ratos de campo compassivos e veados de luto... Mas estes sentimentos não pertencem só aos seres humanos?
Peter Wohlleben, um apaixonado pela natureza, apresenta-nos fascinantes e inesperados factos sobre a vida emocional dos animais. Recentes descobertas científicas, a par de histórias divertidas e comoventes, revelam-nos um mundo por descobrir: o das complexas inter-relações de animais na floresta e na quinta, e da sua vida emocional e cognitiva. Irá ficar surpreendido ao verificar como os animais nos são muito mais semelhantes do que alguma vez suspeitamos...
A vida secreta dos animais
Amor, tristeza e compaixão. Observações surpreendentes de um mundo desconhecido
Peter Wohlleben
Ano: 2019 
Páginas: 150
Idioma: português 
Editora: Sextante


Claro que um título como esse não passaria batido por mim, né??? Me encantei com o título, com o fofinho da capa e com todas as boas recomendações que o livro ganhou.

Sou suspeita para falar, mas nunca concordei com essa teoria de que só nós, seres (supostamente) humanos e racionais temos sentimentos e que, os animais (supostamente irracionais) tem todas as suas atitudes controladas por instintos. Me julguem... Sendo assim, um outro motivo para ler A vida secreta dos animais foi tentar encontrar justificativa para a minha própria teoria.

De início é melhor explicar que nem tudo o que é relatado no livro em relação ao comportamento animal é baseado em experiências científicas. Em sua maioria, os relatos são baseados na observação do escritor Peter Wohlleben dos animais com quem convive na fazenda onde mora, sendo algumas comprovadas cientificamente e outras, ainda não.

Na Boca do Leão, Anne Holt

Um crime misterioso abala um país.
E, até que se descubra o culpado, todos são suspeitos.
Birgitte Volter era conhecida por governar com mãos de aço, ocupando com sua personalidade forte o cargo de primeira-ministra da Noruega.
Quando, em uma tarde qualquer, ela é encontrada assassinada em seu gabinete, atrás de portas fechadas, o choque toma conta da nação.
Determinada a elucidar esse mistério, a detetive Hanne Wilhelmsen interrompe suas férias para acompanhar o caso. No entanto, parece não haver pistas suficientes que levem ao assassino. Seria um crime político? Ou um assassinato por razões pessoais?
O jogo político bate de frente com a investigação criminal. A imprensa, em busca de respostas, acaba se tornando um empecilho para que a justiça seja feita. A disputa pelo poder e os segredos do passado são ingredientes que se somam à trama e tornam a missão de Hanne ainda mais complexa. Ela precisa descobrir quem é o assassino e sua motivação, antes que mais sangue seja derramado e o país convulsione.
E o tempo está correndo. Será possível deter o criminoso antes que ele faça mais vítimas?
Um thriller policial em que ninguém é o que parece.
Uma caçada de tirar o fôlego, com um final surpreendente.
Prepare-se para se ver Na boca do leão!
Na Boca do Leão
Anne Holt
Hanne Wilhelmsen #4
Ano: 2019 
Páginas: 400
Idioma: português 
Editora: Fundamento

Um crime sem explicações que chocou o país. Quem matou a primeira-ministra da Noruega, Birgitte Volter, e por quê? E, o mais surpreendente, no próprio gabinete da mesma, onde, para chegar até lá, é feito todo um processo meticuloso.

Com o assassinato misterioso, a imprensa vira um caos, o parlamento precisa tomar uma decisão urgente e a polícia precisa solucionar um crime que, à primeira impressão, é impossível ter acontecido sem um motivo.

Benjamin Grinde foi a última pessoa a ver Birgitte viva, mas será que ele a matou, mesmo sendo amigos de infância?

Enquanto a imprensa procura algum escândalo que possa ter envolvimento com o caso, a jornalista Little Lettvik descobre uma relação entre o Ministério da Saúde e um escândalo 30 anos atrás, onde centenas de bebês foram mortos após tomar uma vacina contaminada.

Baixe o book preview de O Diário de Nisha 🌹

Palavras abrem corações. Gestos de amor, a possibilidade de novos mundos 💜
Conheça a história comovente e pessoal de uma menina em busca de um lar num país dividido pela guerra, determinada a levar sua casa onde quer que vá 🌹
BAIXAR AGORA

Mary Balogh na promoção LEVA O E-BOOK!


Desintegrados, Neal Shusterman


A Fragmentação tornou-se um grande negócio com poderosos interesses políticos e corporativos em jogo. O governo não quer apenas continuar com ela, como também expandi-la. Cam foi feito inteiramente com as melhores partes de fragmentados e, tecnicamente, ele é um garoto que não existe. Um verdadeiro Frankstein do futuro, que luta para encontrar sua identidade e se questiona se um ser como ele pode ter alma. Quando as ações de um sádico caçador de recompensas ameaçam a causa de Connor, Lev e Risa, o destino de um deles é ligado ao de Cam. A aguardada sequência de Fragmentados desafia a suposição de onde começa e termina a vida e o que realmente significa viver.
Desintegrados
Bem-vindo a um mundo onde um corpo vale mais do que a vida
Fragmentados #2
Ano: 2017
Páginas: 416
Idioma: português 
Editora: Novo Conceito

Segundo livro da série Fragmentados (resenha aqui), Desintegrados vai mostrar a saga de três personagens incríveis e de como suas vidas se cruzaram.

Lembrando que a história se passa em um mundo distópico onde a vida humana é intocável até que a criança complete 13 anos de idade. Dos 13 aos 18 os pais tem o direito a enviarem para a ‘fragmentação’, processo cirúrgico em que a pessoa é desmembrada e seus órgãos saudáveis ficam disponíveis para doação. Assustador? Sim e não.

Nossos protagonistas são: Starkley, o garoto rebelde que quer conquistar poder e liberdade; Miracolina, um dízimo, criada para ser fragmentada para que outra pessoa pudesse viver e satisfeita com essa condição, acredita que esse é seu objetivo de vida; e Cam, o primeiro ‘humano’ totalmente construído a partir de fragmentos de outras pessoas, praticamente a criatura do Dr. Frankenstein.

O fantasma da ópera, Gaston Leroux


A clássica história de um triângulo amoroso que deu origem ao musical de maior sucesso da Broadway.
Pela Ópera de Paris circulam bailarinas, cantores, funcionários... e rumores. Após uma sequência de acontecimentos estranhos e funestos, a nova direção da casa passa a levar a sério o que até ali julgara impossível: um fantasma assombra o teatro.
Criatura mutilada e de passado enigmático, arquiteto de trotes e tragédias, o Fantasma da Ópera habita os labirínticos porões da construção e usa sua voz, suas lições e seu poder para seduzir a cantora Christine Daaé. Mas, quando ela rompe o pacto implícito entre eles, é arrastada para o subterrâneo – numa espiral de mistério, horror e música.
Romance francês de ficção gótica, parcialmente inspirado em fatos históricos ligados à Ópera de Paris no século XIX, O Fantasma da Ópera mescla um triângulo amoroso com um thriller repleto de intrigas e inspirações diabólicas. Ingredientes que, quase duzentos anos após a publicação do livro, seriam recombinados no musical de maior sucesso da Broadway, em cartaz desde 1986.
Essa edição comentada traz cerca de 170 notas e tradução de André Telles e apresentação do jornalista Rodrigo Casarin. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.
O Fantasma da Ópera
Edição comentada
Clássicos Zahar
Ano: 2019 
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Zahar

“ Não! Não! O Fantasma não era um mito!”

Depois de ter o coração dilacerado pelo Corcunda e por Esmeralda, chegou a vez do trio Raoul, Christine e Fantasma terminarem de completar o serviço e destroçarem de vez meu pobre coraçãozinho já sofrido. Sou apaixonada pelas músicas da ópera apesar de só tê-la visto na TV e amo demais o filme inspirado nesta tragédia romântica. Não vou me ater à história pois a sinopse já traz os elementos essenciais da trama, vou focar mais na minha experiência de leitura.

Primeiro falar que jamais imaginei ser um romance histórico, já conhecia a inspiração que vem da Ópera de Paris mas nunca imaginei a riqueza de detalhes culturais, sociais e históricos usados de forma clara e bem descrita pelo autor. Gaston Leroux apresenta nomes de artistas e momentos reais de tal forma que você acredita que todo o relato é real também. Ele consegue transportar o leitor para aquele universo em meado do século XIX e faz sentir na pele todas as questões relacionadas ao fantasma e seu mito.


Dica do Dan


Da Liberdade Individual e Econômica, John Stuart Mill

Base para o pensamento político liberal moderno, este tratado de um dos maiores pensadores da história, debate o conceito de liberdade e exalta a individualidade, a diversidade e a inconformidade, como comportamento saudável das civilizações. Explorando quais são os limites do governo na vida do indivíduo, o autor foi um dos pioneiros a refletir o papel da autoridade social e a soberania individual. Trata-se de um relato poderoso, que conceitua princípios extremamente atuais. As palavras de Mill sobre a necessidade de proteger a liberdade individual da “tirania da maioria” continuam altamente influentes. Elas integram sua defesa da liberdade de expressão como um processo de determinação da verdade, bem como o direito de ser “protegido” da falsidade é o mesmo que ser “protegido ou impedido” da possibilidade de conhecer a verdade. Neste livro, você encontrará o pensamento sobre as liberdades básicas, suas máximas e suas objeções à intervenção dos governos e instituições. Uma obra atemporal que constitui um documento histórico em que se baseiam todas as discussões nas sociedades democráticas.
Da Liberdade Individual E Econômica - Princípios Do Pensamento Liberal
John Stuart Mill
Ano: 2019
Páginas: 160
Idioma: português 
Editora: Faro


Mais um livro para cumprir minha resolução de fim de ano de não ler somente romance em 2019 e que grata e intrigante surpresa! Confesso que peguei ele graças a frase de capa.

“ Se apenas uma pessoa fosse de opinião contrária, a humanidade não poderia silenciar sua voz.”

Concordo plenamente e fiquei curiosa para saber qual era o pensamento do escritor sobre o Liberalismo Social. Sou bem leiga em filosofia, ainda mais filosofia política, mas John Mill me conquistou de cara com sua dedicatória amorosa para a esposa em uma época em que a mulher ainda lutava para ter voz e vez já que o livro foi publicado pela primeira vez em 1859.

“ Dedico este livro à amada e pranteada memória daquela que foi a inspiradora e, em parte, a autora de tudo o que há de melhor em meus escritos, a amiga e esposa cujo elevado senso de verdade e justiça era o meu mais forte estímulo e cuja aprovação era a minha principal recompensa.”

Não teve como meu coração romântico não suspirar, mesmo sabendo que não foi este o intuito dele.

Este é daquele tipo de livro para ler devagar, ruminando cada pensamento e comparação pois o texto é bem denso. Como já disse a data de publicação, você já pode imaginar o quão formal é a linguagem usada em comparação com os escritos mais contemporâneos. Mas não é complicada e com os exemplos que ele usa se torna fácil entender sua visão. Ele explica bem o processo do pensamento por trás de suas opiniões. 

Feitos de Sol, Vinícius Grossos


E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio?
Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar.
A Faro Editorial lança em julho “Feitos de Sol”, o novo romance de Vinicius Grossos, um dos mais amados autores nacionais de YA. Vinícius incluiu nesta obra cenas que ele próprio viveu: a luta por aceitação em um lar religioso e o medo do fim do mundo.
Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo.
Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.
Feitos De Sol
Vinícius Grossos
Ano: 2019 
Páginas: 256
Idioma: português 
Editora: Faro Editorial

"Todos nós somos represas. A gente vai aguentando até onde pode, mas, em algum momento, a gente transborda, coloca tudo pra fora e deixa a destruição acontecer. "

Ler livro do autor que se tornou amigo é uma delícia, né? A gente tem a sensação de que ele escreveu pra gente (olha a pretensão!), principalmente quando começa a encontrar coisas em comum com os personagens, como a terapia do banho quente de Cícero que super funciona comigo também.

A história começa com Cícero retornando à cidade em que morava a 20 anos atrás e revivendo tudo o que aconteceu nos últimos meses de 1999, às portas do bug do milênio. 

Vicente cruza o caminho de Cícero quando os dois estão em busca da última edição de Under Hero e essa coincidência faz com que eles descubram muito mais em comum, como seus gostos por filmes, desenhos e músicas. Aqui quero ressaltar como foi fantástico reviver com os dois lembranças deliciosas daquela época (não façam as contas não, viu?!?!?!?).

"Não tive tempo para dizer nada; nem poderia, porque sentia o meu corpo se espalhar pelo céu como fogos de artifício. Sério. Era com se os meus membros fossem líquidos e eu estivesse derretendo por dentro."