Mariposa vermelha, Fernanda Castro



Em seu novo romance, Fernanda Castro narra a história de Amarílis, uma jovem que, com a ajuda de um demônio, embarca em uma jornada para enfrentar o passado, descobrir a própria força e assumir sua verdadeira essência. Mariposa vermelha é uma fantasia apaixonante e empoderadora, permeada por monstros insólitos e corriqueiros, relações intensas e amores imprevisíveis.
Na cidade de Fragária, sob o domínio da República, a magia é proibida, e Amarílis conhece como ninguém o perigo de quebrar as regras. Para evitar o destino trágico que teve sua mãe, a jovem tecelã mantém a cabeça baixa e os fios de seus poderes bem amarrados.

Quando, por acaso, se vê diante do homem que causou a ruína de sua família, Amarílis decide convocar um demônio e fazer um pacto: ela quer a morte do general que destruiu sua mãe. Mas sua oferenda é muito simples, e Tolú, o Antigo que atende seu chamado, não pode tirar uma vida por um preço tão baixo. Ele pode, porém, ajudar Amarílis a enfrentar seus medos enquanto ela faz justiça com as próprias mãos.

Com uma narrativa delicada e, ao mesmo tempo, sombria, Fernanda Castro conduz o leitor por uma história repleta de personagens fascinantes, horrores mundanos e poderes ocultos.

Mariposa vermelha
Ano: 2023 
Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Suma

A República proibiu o uso da magia em Fragária e Amarilís sabe bem os riscos que corre se deixar a magia fluir. Ela conheceu as consequências de perto quando a República, na figura de um general de alta patente, amante de sua mãe e pai do seu irmão recém nascido leva a criança embora para ser criado longe da magia. Mesmo não tendo denunciado a magia da mãe de Amarilis, ela definha até a morte sofrendo pelo abandono do homem a quem amava e pela ausência do filho. Amarilis então tem que sobreviver sozinha em uma cidade onde a desigualdade social, o preconceito e a injustiça prevalecem. 

Trabalhando em uma tecelagem, suas únicas companhias são Rosalinda e seu namorado Antúrio, que trabalham com ela, e as mariposas que ela cria em casa para vender a seda que elas produzem. Mas tudo muda no dia em que Amarilis reconhece o homem que destruiu a sua família e, movida pelo desejo de vingança, ela invoca um demônio e faz um pacto com ele para por fim a vida do general.

Amarilis invocou Tolú, um demônio muito mais humano do que muitos que você conhece por aí. Ela deixa bem claro que ela é quem deve tirar a vida do seu desafeto, ele apenas vai criar condições para o momento certo. Irritada com a arrogância de Tolú e, ao mesmo tempo, fascinada por ele, polo mundo e possibilidades que ele lhe apresenta, Amarilis terá muito que refletir sobre o que realmente deseja fazer de sua vida e com a sua magia. 

E sim, Tolú é o verdadeiro dono dessa história! Pense em tudo que você conhece e/ou imagina sobre demônios e jogue tudo fora! Tolú é muito melhor do que isso! Um demônio sensível, simpático, prestativo, preocupado com o bem-estar dos outros, dedicado, de bom gosto, que valoriza as mulheres e absolutamente sexy!!! Claro que Amarilis é a protagonista dessa história. E quando ela começa a se descobrir, se torna uma protagonista incrível. Mas sem Tolú, nada disso seria possível.

Fernanda Castro criou uma fantasia que tinha tudo para ser clichê mas que surpreende a cada novo capítulo que o leitor devora graças ao bom ritmo da história, aos temas tratados e a boa fluidez da sua escrita. E nos trouxe uma fantasia nacional de fazer inveja a muito best seller estrangeiro.



Reino de intrigas, Tahereh Mafi


Conheça o explosivo livro de estreia da nova trilogia de fantasia inspirada na mitologia persa – da autora Tahereh Mafi, a mente por trás da série best-seller Estilhaça-me!
Para todo mundo, Alizeh é uma serva descartável. O que não imaginam é que estão diante da herdeira há muito perdida de um antigo reino, forçada a se esconder à vista de todos.

O príncipe herdeiro, Kamran, ouviu as profecias que previam a morte de seu rei. Mas ele nunca poderia imaginar que aquela criada de olhos estranhos, a garota que ele não consegue tirar da cabeça, pode, um dia, dominar seu reino – e o mundo.

Impérios conflitantes, romance proibido e uma rainha há muito esquecida, mas destinada a salvar seu povo, são os elementos deste primeiro volume da nova trilogia épica e romântica de Tahereh Mafi.

Reino de intrigas
Reino de intrigas #1
Ano: 2022
Páginas: 432
Idioma: português

Como é difícil falar sobre livros que amamos escritos por autores que amamos. Por isso demorei mais de um mês pra escrever essa resenha e, à medida que o tempo passa, minha única vontade é de continuar acompanhando essa história.

Reino de Intrigas é o primeiro livro da trilogia de fantasia de mesmo nome que nos leva ao mundo de Alizeh, princesa herdeira de um grande império a muito desaparecido, que se disfarça na pele de uma serva cheia de habilidade e poderes que precisam ficar escondidos para manter a sua verdadeira identidade em segredo e não colocar a sua vida em risco. Do outro lado, temos Kamran, príncipe herdeiro de Ardunia, império governado pelo seu avô que está debaixo de uma profecia de morte. 

A vida desses dois se cruzam quando um garoto tenta roubar Alizeh na praça e Kamran interfere para salvá-la. Por causa das suas habilidades para se desvencilhar do garoto, Kamran acredita que ela possa ser uma espiã e passa a segui-la. Apesar dos embates ao longo da história e da impossibilidade de um romance, nossos herdeiros se apaixonam completamente um pelo outro. 

Inspirada pela mitologia persa, Tahareh Mafi traz os Jinns, povo que usa magia, primeiros a habitarem esse mundo e com uma ligação muito próxima a Iblees, o diabo, e os Argilas, humanos que temem o seu poder. Aparentemente vivendo em paz após a guerra ter sido evitada por meio de um tratado absolutamente desfavorável para os Jinns, o rei de Ardunia deseja a morte de Alizeh, para evitar que ela reivindique o trono e uma antiga profecia se cumpra. 

Como em Estilhaça-me, a autora consegue acrescentar o romance proibido de Alizeh e Kamran ao contexto fantástico sem prejuízo do mesmo, sem deixar aquela sensação de conteúdo desnecessário. Chego a dizer que seria impossível o sucesso dessa história sem o romance dos dois, mas também sem os personagens tão bem construídos e com personalidades tão marcantes, até mesmo os coadjuvantes, sem a mitologia inovadora, sem a ambientação que parece nos levar em um tapete mágico, sem os quotes incríveis que eu destaquei e sem a escrita fluida e envolvente da Tahereh Mafi. 

Não sei por quanto tempo vou resistir a ler o segundo livro que trouxe da bienal comigo. E você, já se rendeu a essa leitura? Já leu algo da autora?





Bear, Bianca Pinheiro


A pequena Raven tem um problema: de algum modo ela conseguiu se perder de seus pais e de seu lar. Em sua busca, ela se depara com um urso marrom (ou seria alaranjado?) que, apesar de rabugento, aceita ajudá-la nessa empreitada. A jornada desses dois acaba de começar.

Bear
Volume #1
Ano: 2014 
Páginas: 64
Idioma: português
Editora: Nemo


Tem como não se apaixonar por Bear logo de cara???

Bear conta a história de Raven, uma menininha muito fofa e ótima (rsrsrs) desenhista, e Dimas, um ursão que só dá vontade de apertar e levar para casa! Os dois se conhecem do modo mais inusitado possível! Raven se perdeu e quer encontrar os seus pais. Nessa busca ela acaba literalmente invadindo a caverna de Dimas! Santa inocência, Batman!!!

Mas como eu já disse, Dimas é meigo demais e, apesar do seu tamanho, a única coisa que ele faz é ajudar essa garotinha teimosa e cheia de fofura.

Mas Bear não se resume a Dimas e Raven, vários outros personagens surgem. De pessoas comuns a seres mágicos e animais falantes, o mundo criado por Bianca é totalmente fantástico, nos trazendo o que a mente imaginativa de uma criança seria capaz de criar (ou de qualquer adulto não tão adulto assim rsrsrs). Ah, sem contar as referências a outras obras.

Mas qual a mensagem de Bear? Amizade! Sim, a amizade entre Dimas e Raven nos mostra que um verdadeiro amigo é capaz de fazer qualquer coisa pelo outro.

Considero Bear uma das melhores HQs que li durante o ano. Lembre-se que você pode encontrá-la online (http://bear-pt.tumblr.com/), mas ter a versão impressão feita com tanto esmero pela Nemo é essencial!!!

A Sombra Flamejante, Jennifer L. Armentrout



Quando Evelyn Dasher cruzou o caminho de Luc, mergulhou de cabeça no mundo dos Luxen. Isso serviu apenas para a garota descobrir que já estava envolvida até o último fio de cabelo - e que eles não são os únicos com um passado secreto.
Existe um lapso de tempo nas lembranças de Evie e uma sensação permanente de que algo muito sinistro aconteceu. Ao buscar a verdade sobre si mesma, novas perguntas são levantadas, e a aproximação entre ela e Luc, o Original no centro disso tudo, se torna ainda maior.

Ao que tudo indica... Luc está apaixonado por Evie. E ela também está começando a se apaixonar por ele. Mas, em meio às dúvidas sobre esse sentimento, surge uma nova ameaça: relatos de um vírus mortal que o governo insiste em culpar os Luxen por sua disseminação. Uma doença assustadora que está espalhando pânico por toda a nação. A Sombra Flamejante é o segundo livro da série Estrelas Negras, spin-off da aclamada Saga Lux, da autora best-seller Jennifer L. Armentrout.

A Sombra Flamejante
Estrelas Negras # 2
Ano: 2022 
Páginas: 456
Idioma: português
Editora: Valentina

                  
Descobrir que a história da sua vida não era bem o que imaginava já tinha sido sofrimento suficiente para Evie Dasher, mas depois da descoberta as coisas estavam começando a melhorar, principalmente com Luc, porém como nada acontece sozinho ou por acaso, agora eles tinham um problema maior. 


Um surto de gripe, pessoas morrendo, Luxen sendo culpados por assassinatos e a descoberta de uma nova espécie começava a marcar a trajetória dos dois, dando a ambos preocupações maiores para pensar, mas será que dois adolescentes, mesmo um não humano, seriam capazes de lidar com as novas descobertas?
                   

Com uma nova carga de drama, muito suspense, romance e sangue humano e alienígena, Jennifer traz na sequência da série Estrelas Negras, uma série de acontecimentos de tirar o fôlego. As coisas não param de acontecer e a cada novo momento apenas melhoram o enredo. 


Eu que já desconfiava de um certo personagem, senti a cabeça explodir com o final que me deu muito mais do que esperava e me deixou ansiosa para o livro três. 
                  
                  
Sei que deveria ter começado com a primeira série para chegar a essa nova, mas vou ser bem sincera e dizer que não me arrependo de forma alguma por estar conhecendo Evie e Luc aqui, a história deles é de arrepiar e os outros personagens envolvidos só melhoram a obra. 


Chorei, surtei e vivi várias cenas magníficas nesse livro, então só espero que a sequência me surpreenda ainda mais. 
                  

Agora me conta, já conhece essa nova série da Jennifer ou já leu a primeira? Vamos conversar.

Aventuras no bosque, Nadia Shireen



Divertido e cheio de mistérios! Os irmãos Ted e Nancy são filhotes de raposa que vivem fugindo da Princesa Amorzinho, a gata mais temida da Cidade Grande. Cansados de tanto fugir, eles resolvem se mudar para um lugar mais tranquilo: o bosque Grimwood. Mas o que eles não esperavam era encontrar uma coruja esperta, patos dramáticos, coelhos rebeldes, esquilos atrevidos e muitos outros bichos malucos. E quando a terrível gata os encontra, os animais do bosque precisam se unir, para juntos viverem a maior aventura de suas vidas! Uma série divertida e cheia de surpresas, que vai fazer os leitores implorarem para ler mais!

Aventuras no bosque
Nadia Shireen
Ano: 2023 
Páginas: 224
Idioma: português
Editora: Milk Shakespeare


Ted e Nancy são filhotes de raposa. Sem notícias sobre seus pais, eles vão se virando do jeito que podem na Cidade Grande. Nancy é uma adolescente muito determinada e protetora, que tomou para si a responsabilidade de cuidar de Ted, seu irmão mais novo. A vida não é fácil, afinal para conseguir comida eles precisam enfrentar a Princesa Amorzinho, uma gata tirada a valentona que lidera uma verdadeira gangue de gatos de rua. 

Gatos, ratos e raposas convivem dentro de um equilíbrio extremamente delicado que desaparece após um incidente entre Ted e Amorzinho que a desmoraliza perante a sua gangue. Com medo das consequências, Nancy e Ted fogem para o bosque Grimwood, na esperança de ter uma vida mais tranquila.

Lá, Ted faz sua primeira amiga de verdade, a coelha #Willo3w, e chega até a virar protagonista de um grande espetáculo de teatro organizado pelos animais que moram no bosque. Apesar de serem acolhidos por todos, Nancy ainda não consegue se sentir totalmente segura em relação ao lugar em que estão morando, muito menos dar liberdade a Ted para crescer e seguir seu próprio caminho longe da sua proteção. 

Aventuras no bosque foi escrito para crianças e, por isso mesmo, deve ser lido por adultos, para que relembrem coisas que desaprendemos ao longo da vida. Nadia Shireen fala sobre a importância da amizade e como amigos podem ser a família que escolhemos, fala também sobre amadurecimento e o quanto é difícil passar por esses processos. Mas termina com um quentinho no coração quando confirma que, com amigos de verdade, a vida será sempre mais leve. 

A queda do patriarcado, Marta Breen e Jenny Jordahl


Das autoras de Mulheres na luta, este quadrinho indispensável para leitores de todas as idades explica o que é o patriarcado -- e como combatê-lo.
Desde a Antiguidade, nossa sociedade se organiza de forma patriarcal -- ou seja, o homem tem mais poder, ganha mais dinheiro e desfruta de mais privilégios. Aristóteles, Rousseau, Darwin, Freud... foram tantas as figuras célebres que reforçaram a desigualdade de gênero que fica até difícil eleger o maior machista de todos os tempos. Mas qual a origem desse sistema? Como ele se manteve? Quais estratégias já foram usadas para combatê-lo? E o que aconteceu com as mulheres que tentaram destruí-lo?

Com linguagem acessível e ilustrações bem-humoradas, as autoras revelam as formas que o machismo tomou ao longo dos séculos, o significado de conceitos como "olhar masculino" e "slut-shaming", e a importância das feministas -- de ontem e de hoje -- para derrubar, de uma vez por todas, o patriarcado.

A queda do patriarcado
O combate ao machismo através dos séculos
Marta Breen e Jenny Jordahl
Ano: 2023 
Páginas: 104
Idioma: português
Editora: Seguinte

Desde que o mundo é mundo, em sua grande maioria, a sociedade se ergue dentro de um sistema patriarcal. Ok, você já deve ter ouvido isso em algum lugar. Mas o que é o patriarcado? Se você não sabe ou ainda tem alguma dúvida a respeito do assunto e sobre como as mulheres lutam contra essa forma de organização onde somente o homem tem plenos poderes e direitos e cabe à mulher apenas a submissão, vem cá comigo e com as autoras Marta Breen e Jenny Jordahl, que a gente vai te explicar tudo direitinho.

A queda do patriarcado - O combate ao machismo através dos séculos é um quadrinho da Seguinte das mesmas autoras de Mulheres na Luta (resenha aqui) e que tem como objetivo esclarecer, de maneira absolutamente didática, dúvidas a respeito desse embate entre homens e mulheres. 

As autoras nos guiam através da história explicando o conceito de patriarcado, como ele surgiu e se expandiu na Grécia antiga principalmente graças a grandes pensadores como  Aristóteles, e como ele continuou sendo respaldado por médicos, líderes religiosos, políticos e cientistas que trabalharam em prol de provar uma suposta diferença entre homens e mulheres que as torna inferiores em vários aspectos como inteligência, força, raciocínio lógico e autocontrole. 

Para nosso alívio e conhecimento, e para que possamos reverenciá-las, as autoras também trazem algumas mulheres que, desde os primórdios da história da humanidade não aceitaram o patriarcado como única forma de poder e usaram das mais diversas estratégias para exercerem os direitos que lhes eram negados. Acredita que lá no antigo Egito já tinha uma colega lutando pelos nossos direitos???

Com uma linguagem fácil e muito divertida, A queda do patriarcado é uma aula sobre feminismo e direitos sociais. Apesar disso, se prepare para sentir muita raiva, principalmente quando descobrir que alguns dos grandes nomes da história (alguns inclusive que eu admirava como o escritos Baudelaire, o pintor Renoir e até mesmo Freud) tinham pensamentos retrógrados e machistas. A HQ não encerra o assunto mas serve como ponto de partida para iniciar discussões a respeito dos temas abordados. 



Dulcinha a formiga zero açúcar, Marlu Chaves

 



Já pensou em uma formiga que não gosta de açúcar? Pois ela existe! Conheça a história de Dulcinha, a formiga zero açúcar.

Com muita criatividade e determinação, Dulcinha nos mostra as deliciosas possibilidades de comidinhas feitas com ingredientes naturais e saudáveis, para ter uma vida leve e doce!

Dulcinha a formiga zero açúcar
Editora InVerso
Autora: Marlu Chaves
Ilustradora: Camila Sousa dos Santos
Páginas: 29 páginas 



Dulcinha sempre foi diferente das outras formigas, no lugar do açúcar ela preferia as frutinhas, até que seus amigos de formigueiro perceberam e começaram a lhe tratar de forma diferente

Decidida a não se sentir mal com aquele tratamento a formiguinha decidiu sair daquele lugar e com isso foi morar em um formigueiro abandonado, onde tudo começou a mudar.

Essa história nos mostra como podemos mudar de vida através das nossas escolhas, ao sair de um ambiente onde era isolada por ser diferente, Dulcinha se conheceu, com ajuda de uma amiga inusitada, descobriu como era bom ser ela mesma e com isso também ser feliz.

É uma historinha para criança, mas de onde podemos tirar aprendizados importantes e também passar adiante para os pequenos a importância de sermos fiéis a quem realmente somos e que mudar também é natural, pois nem todo mundo é igual.

Esse é mais um livrinho que vou ficar feliz em reler para Luna no futuro, quando ela estiver verdadeiramente entendendo o poder de ser ela mesma.

Mas e aí, você curte um bom livro infantil? Por aqui já ficou claro que a gente ama, né? Por enquanto é só, em breve tem mais da InVerso por aqui!

Todas as suas imperfeições, Colleen Hoover



Todas as suas imperfeições narra a história de Quinn e Graham. Eles se conhecem no pior dia de suas vidas; ela chega mais cedo de uma viagem para surpreender o noivo, ele testemunha a traição da namorada. E é assim que ambos acabam no corredor de um prédio, trocando confidências, biscoitos da sorte e palavras de conforto.

Fim da dança… se o destino não tivesse outros planos para os dois. Meses mais tarde, os acordes tocam para o casal mais uma vez e eles se reencontram. Graham está convencido de que são almas gêmeas. Quinn jamais se sentiu dessa forma antes. A intensidade do sentimento os assusta, mas eles mergulham de cabeça mesmo assim.

O casamento é tudo o que sonhavam, a parceria perfeita. Mesmo nos momentos difíceis, sabem que podem contar com o outro. Nenhum deles desiste do amor que sentem. Até que a primeira nota dissonante abala a sinfonia do casal. Até que Quinn parece estar disposta a trocar tudo o que é pela única coisa que não consegue ser: mãe.

A luta do casal por um filho arrisca os alicerces da relação. Quinn não pode engravidar. Graham não é um candidato para adoção por conta de um erro do passado. O impasse os deixa parados no salão, no silêncio. A orquestra está em suspenso. Os dois parecem surdos para a música do amor.

Em Todas as suas imperfeições, Colleen coloca sua marca em mais uma obra comovente e inesquecível.

Todas as suas imperfeições
Ano: 2019
Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Galera Record


Quinn conheceu Graham em um dos momentos mais marcantes de sua vida, mal sabia ela que ele se tornaria seu grande amor. Anos depois esse amor sofre com um possível fim e tudo isso por conta da Quinn não conseguir engravidar.
Ali começa a verdadeira história, como superar esse peso e fazer o casamento funcionar? Ou é melhor deixar o homem que ama ir embora? Quinn precisa descobrir a si mesma e o que deseja antes que seja tarde demais.

“Às vezes as pessoas se encontram e as aparências não contam, porque conseguem enxergar além delas.”

Essa história foi um pouco difícil de acompanhar, pois fala de algo que eu vivi por muito tempo, a impossibilidade de ser mãe e sei o quão doloroso isso pode ser, claro que a história da Quinn vai além da minha e traz algo mais pesado, mas ainda assim foi difícil acompanhar.
Graham foi um personagem que me conquistou desde o início e por pouco pensei que ia odiar ele em certo momento, mas ele me mostrou que é impossível odiá-lo, me identifiquei com ele também em vários momentos.

“Não importa o quanto você ame alguém... a força desse amor nada significa se supera sua capacidade de perdoar.”

É um livro forte, marcante, na minha opinião, um livro que merece seu tempo e que tem cartas difíceis de ler, chorei de soluçar com as cartas do Graham e juro que esse casal me ensinou um pouco mais sobre o que é o verdadeiro amor.
Não preciso dizer o quanto amei esse livro, pois acredito que já ficou implícito na resenha, CoHo segue sendo uma das minhas autoras favoritas, crescendo bastante no meu coração e estante a cada dia que passa.

Se você ainda não leu essa obra, recomendo muito dar uma chance.

Sem você não é verão, Jenny Han



A vida de Isabel Conklin é marcada pelas férias de verão. As outras estações do ano são comoum intervalo, dias que passam lentamente enquanto ela espera que o sol lhe traga de volta o que mais ama: o mar, descanso, diversão e, principalmente, Conrad e Jeremiah Fisher.
Os garotos da família Fisher sempre estiveram ao lado de Belly em suas aventuras. Conrad é ousado, sombrio, inteligente. Já Jeremiah, é confiável, engraçado, espontâneo. Mesmo sendo tão diferentes, os três constroem uma amizade que parece inabalável. Apenas parece...
Tudo muda quando, em uma dessas férias, Conrad demonstra sentir algo por ela. O problema é que Jeremiah faz o mesmo. À medida que os anos passam, Belly sabe que precisará escolher entre os dois e encarar o inevitável: ela vai partir o coração de um deles.
Na trilogia Verão, acompanhamos Belly dos 15 aos 24 anos. Em meio a descobertas e mudanças, ela se apaixona, se envolve em um triângulo amoroso, entra na universidade e descobre que amadurecer também significa tomar decisões difíceis.

Sem você não é verão
Trilogia Verão #2 
Ano: 2019 
Páginas: 240
Idioma: português
Editora: Intrínseca


Belly não imaginou que conseguiria voltar para o verão com os garotos da família Fisher, não depois de tudo que aconteceu, mas com a chegada de um novo verão, a garota de vê arrastada de volta a casa que tanto ama, embora dessa vez tudo esteja diferente e doloroso.

O verão com os Fisher tem cara de despedida e Belly decide aproveitar cada segundo que lhe resta, mas será que ela está vendo a dor que lhe cerca ou apenas preocupada com seu próprio coração?

No segundo livro da trilogia Verão, seremos presos em um triângulo amoroso ainda mais intenso, aqui teremos não apenas o ponto de vista da Belly, mas de Jeremiah que traz a sua visão tanto da vida quanto dos seus sentimentos.

A história marcada por uma perda, prende o leitor do começo ao fim, mas devo confessar que esperava um pouco mais de maturidade da Belly, tendo em vista que no primeiro livro ela conseguiu se sobressair e me conquistar, esperei que, com tudo que estava lhe acontecendo, ela conseguisse agir de forma um pouco mais madura.

O livro é um clichê adolescente cativante, mas conforme se passa cada ano, a gente espera um pouco mais de crescimento dos personagens, espero que o último entregue muito mais.

Mas e você, já leu essa trilogia ou já viu a série? Vamos papear!